terça-feira, 16 de novembro de 2010

AS PERTURBAÇÕES MENTAIS AUMENTAM

Aumenta em Portugal o número de perturbações psiquiátricas . Imagine-se : um quinto da população  sofre de doença mental! Dois em cada dez portugueses sofre de perturbações psiquiátricas e este é um número que se apróxima dos EUA , que é o país com a maior taxa de população com este tipo de doença no mundo.
As conclusões são dum estudo da Organização Mundial de Saúde ( OMS ), coordenado pela Universidade de Harvard e que envolve 23 paises. Os seus autores referem-no como " a maior base de dados do mundo ", com mais de 100.000 pessoas entrevistadas.
Paises do sul da Europa, com os quais Portugal normalmente se compara, apresentam taxas muito mais baixas. Espanha fica-se pelos 9,2%.e Itália pelos 8,2%. -  mesmo as  dos paises nórdicos , consideradas altas, mas  muito abaixo do que as nossas.
Segundo o coordenador do estudo português, Caldas de Almeida, no topo estão as perturbações de ansiedade., com 16,5 %, as depressivas com 7,9%, as do controlo dos impulsos com 3,5 % e as relacionadas com o álcool 1,6 %.
A pergunta que continua a não ter resposta é:
Porquê?
Há várias variáveis que se podem introduzir para a resolução do  problema mas certezas ainda não existem.
Há uma que se deve considerar fundamental ( sobretudo nos dias que estamos a viver ).
Ela será :
Ausência de SEGURANÇA.
Não concordam?
Quem pode viver sem ansiedade se não sabe como será o seu futuro?
AMANHÃ?
UMA INCÓGNITA.

1 comentário:

Anónimo disse...

Apresentam-nos os EUA como um país de: liberdades, economia aberta,etc, etc. Mas , nós sabemos que não é toda a verdade que se diz. Protecção social onde está? Protecção de emprego, habitação, saúde, educação? Portanto o que dá essa insegurança é depois ver os resultados na saúde mental. Cá como as coisas sempre foram más, e vão ficar piores, os resultados são os que nos vamos sabendo. E como nós somos uns bons copiadores, temos os EUA como exemplo. Não vale a pena ir procurar muito, o motivo está à frente dos olhos de quem quer ver. Insegurança, insegurança e mais insegurança. Só não vê quem não tem o coração no sitio devido. Linda