terça-feira, 30 de novembro de 2010

FERNANDO PESSOA / ALMADA NEGREIROS

No dia 30 de Novembro de 1935 , às 20h30m , morreu no  Hospital de São Luís dos Franceses, em Lisboa , Fernando Pessoa . Foi, sem dúvida , o maior escritor português do século XX. Tão grande, tão apaixonante  e misterioso que desafia a nossa crédulidade . É possível ter existido alguém com esta dimensão humana, esta sensibilidade, este saber sem limites?
Três dias antes de morrer , Pessoa ainda tomou , no Martinho da Arcada , um café com Almada Negreiros , que , curiosamente  viria a morrer no mesmo quarto do mesmo hospital, 35 anos após a morte do seu amigo.
Coincidência?
Algo que nos ultrapassa ?
Um encontro combinado ?
 Ao  Hospital de São Luís ligam-me ternas recordações da infância. Também lá estive internada. Também sinto ao recordar esse tempo que o passado continua presente , que continuo a ser a menina dos meus pais.  Tanto amor ! Tanta protecção! Tanto carinho!
Aproxima-se o dia 11 de Dezembro. Dia dos meus anos. Dia em que invariavelmente recordo o poema " Dia dos meus anos "e sinto meus os sentimentos de Fernando Pessoa.
O tempo em que eu fazia anos...
Mas felizmente, ao contrário dele  continuo a festejá-los . Dum modo diferente. Com outros amores. Mas feliz por existir .
Agora
Convosco. Um passado que aquece o presente e ilumina o futuro. 

1 comentário:

Anónimo disse...

Ontem fui tomar um chá, ao Martinho da Arcada. Há três lugares na baixa que gosto de ir.Martinho da Arcada:sinto que está tudo cheia de poesia e e sensibilidade. Outro é o Nicola, onde o sentimento é igual. Outro, é a suíça, por recordações de infância, de onde eu de grande laçarote corria naquele largo passeio e ia comer o meu bolo favorito que era um Jesuíta e o copo de leite com chocolate. O chocolate ainda continua a ser bom. Sabe que a Suíça ganhou este ano o prémio do melhor pastel de nata de Lisboa? Linda