quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O FANTASMA DE HITLER - DE NORMAN MALER

Há dois ou três dias vi um Documentario na TV 24h que me levou a Damásio. Tratava-se duma reportagem sobre sobreviventes do campo de concentração de Auschwitz. Eram os relatos de várias mulheres júdias que recordavam as suas experiências nesse campo de extermínio. Absolutamente arrepiante! Nos limites do inconcebível! Como é possível sobreviver a tal atrocidade ? E como se pode conceber um cérebro como o de Hitler? E não só o  dele  mas igualmente o  dos que o apoiavam ( muitos deles ainda estão vivos...).
Hoje na Biblioteca do Palácio Galveias encontrei um livro que dá algumas respostas às questões que se me colocam.
" O FANTASMA DE HITLER"- de Norman Mailer.
Quem é este escritor ?
Trata-se dum dos mais brilhantes vultos do mundo literário dos Estados Unidos tendo já recebido dois prémio Pulitzer. Nesta obra descreve-se a vida de Hitler desde a infância, aproveitando, para nos esclarecer sobre o avô a mãe, o pai, os irmãos... toda a sua invulgar família .
O fim de semana apresenta-se aliciante .
Compreender Hitler!
Tanto há ainda a saber....
António Damásio ajuda. 

1 comentário:

Anónimo disse...

Não quero compreender Hitler para quê, Pera o desculpabilizar? Nunca, em tempo algum´. Só o pronunciar o nome e escreve-lo, me balança o coração. Nem nome de cão merece, porque esses são mais humanos que ele e os seus comparsas foram. E muitos os EUA, os recebeu, e estão ainda a viver á custa do povo americano. Há loucos que merecem consideração mas esse, não. Linda.