segunda-feira, 15 de novembro de 2010

COMO POSSO DIZER QUE ESTOU LIVRE ?

COMO POSSO DIZER QUE ESTOU LIVRE ?
-NENHUM DE NÓS É LIVRE.
............................................
A dissidente birmanesa acaba de pronunciar estas sábias palavras.  Possivelmente referia-se aos seus companheiros de luta , grande parte deles ainda detidos .-2100  !- " Se o meu  povo não está em liberdade , como posso eu dizer que estou livre ? Nenhum de nós é livre ".
Mas este é igualmente um ponto de partida para uma profunda reflexão sobre a liberdade .
Quem se pode considerar, realmente, livre?
Onde começa e acaba a nossa liberdade ?
Pode parecer difícil de acreditar mas na minha já longa existência sempre tive consciência da ausência ou dos limites da minha liberdade.

1 comentário:

Anónimo disse...

Quando somos nós a ter uma certa fiscalização sobre os nossos impulsos, (e eu, sou uma prova disso), tudo vai bem. Mas, quando são outros a cortar o nosso pensamento aí já é muito diferente. Para mim chegou a noite escura em que vivi durante o governo de Salazar e os medos que passei. Mas, agora há uma outra maneira de calar , principalmente quem trabalha. Hoje deu um programa no noticiário das 13h, como patrões e chefes fazem quando por qualquer motivo o empregado deixa de interessar. Chama-se assedio, e isso dá cabo do sistema psicológico de uma pessoal qualquer. Linda