terça-feira, 23 de novembro de 2010

SAÚDADE

Durante a manhã, a chuva não parou de cair.
Tempo triste!
Tão triste !
 Esperança ?
 Onde estará que não a vimos ?
..................................................
Não gostamos de nos sentir assim.
É necessário reagir. Fazer qualquer coisa para afastar a mágoa .....  a saúdade.
Vamos lá. Os jornais. Os  do costume, claro.
Diogo? Que bom vires almoçar connosco. Como fico contente !
...................................................
Uma mensagem?
................................

-Meu Deus!  As más notícias, mesmo esperadas , não deixam de fazer sofrer.
O Duarte, deixou-nos.
Estava tão mal... sem esperança!
Pobre Duarte !
Primo. Companheiro. Amigo.
Tão longe ! Há 60 anos passámos o Verão juntos...Brincavas pouco. Calado. Tranquilo. Era bom estar ao teu lado ! Eu gostava!
Tão diferentes !
......................................................
Casaste. Nos Jerónimos . Lembro-me bem. Os meus pais foram  padrinhos.
Nós , muito novos, achámos a noiva linda.
Parece uma samaritana. Uma samaritana!
Filhos? Três! Problemas .Grandes problemas ! Duarte . Tantos problemas. Graves. Graves problemas...
Encontava-te por vezes na Av. de Roma. Sempre só. Apressado . Muito apressado.
Procuravas um caminho?
Sempre o procuraste....
Sei que querias a minha amizade. Que eras meu amigo. Muito. Sei que não tive coragem de te ajudar. Fui cobarde não dando o apoio que sem falares me pedias.
Será que compreendeste o meu afastamento ?
Remorsos.
Perdão. Peço-te perdão.
Acabo de o pedir à Né , a tua maravilhosa filha :
"-O pai adorava a tia Nini. Ele compreendia-a perfeitamente. Foi tudo muito difícil. Mas vai haver uma regeneração."
...................................................................
Palavra estranha! Amanhã serão finalmente ditas as palavras que o  Duarte sempre esperou que eu tivesse coragem de dizer.
Dificil!
Dramática a vida do Duarte !
........................................................... 

1 comentário:

Anónimo disse...

Que triste está o coração da minha amiga. Tenho pena de não poder minorar essa dor que pelas suas palavras é de uma grande magoa. Estou consigo, embora seja de pouca monta mas, é tudo que lhe poço oferecer, é estar consigo neste momento. Linda