quinta-feira, 25 de novembro de 2010

UMA EXPOSIÇÃO A VER. OBRIGATÓRIO


 UMA EXPOSIÇÃO A VER.  
Tenciono lá ir : ao MUSEU DA CIDADE
Sem falta.Talvez já amanhã. Obrigatório. Obrigatório ver esta exposição.
Todos  nós, desde a escola primária ouvimos falar do terramoto de 1755. Mas, na verdade, não temos consciência das verdadeiras proporções desta catástrofe. Nos últimos tempos novos estudos têm surgido , comparando tragédias actuais com a que se verificou no sec.XIX no nosso país.
E sabem?
Considera-se que a nossa foi ,senão a maior, pelo menos uma das maiores jamais  registada.
Há um antes e um depois de 1755.
(Está a ser analisado o aparecimento do fado, como componente duma dor nacional cuja origem está justamento no terramoto , no terror da sua repetição que enquistou na alma portuguesa e ainda lá está).
Não vale a pena pensar nisso. Para nos assustarmos?
ENGANO.
Este é um assunto a ser encarado . Seriamente. Sabemos porquê. A sua repetição é inevitável e a proteção dos cidadãos tem que ser devidamente assegurada. Veja-se o caso do Japão que tem levado muito a sério este problema (rigorosas medidas na  construção anti-sismica  ) com resultados excelentes.
Gosto muito de visitar o Museu da Cidade e esta exposição está a atrair-me extraordinariamente .
Voltaremos a conversar sobre  o tema.
Combinado.


1 comentário:

Anónimo disse...

Os governos Japoneses são uns, os nossos, como sabemos são outros. Aqui é assim: pode ser que não aconteça, e fica-se esperando, lucidez não há. Não se pode esperar nada de bem, de quem passa pela vida sem pensar. Nem vale a pena sofrer antecipadamente. Estamos entregues á asneira. Linda