sábado, 27 de novembro de 2010

UMA VELHA PAIXÃO : BÁUS / ARCAS

 
Arcas e báus são objectos da minha paixão. Desde sempre ficava fascinada ao ver os montes de coisas que lá se podem esconder. Quando em pequenos nos queriamos mascarar era o habitual : -Vão aos báus e tirem o  que desejarem. E é que tiravamos mesmo : Vestidos, chapéus, mascarilhas, espadas, dominós...Nas casas da província não há quem não os tenha mas eu sempre usei e abusei dessa velha atracção. Sabem quantos báus tenho cá em casa ? Não imaginam. Não. Vou enumerá-los: um na sala, lacado em tons de marfim e verde - aí está guardado tudo o que é necessário para as férias em climas quentes . É tirar , guardar na mala de viagem e partir. Foi sempre assim Que bom! Já está. Há outro no escritório em mogno castanho ( o do enxoval.... ), onde se guarda agora a roupa de Inverno. Dois na sala de almoço....Casacos, capas, mais vestidos. Um no quarto de cama . Ainda outro na cozinha , cheio. Cheio Cheio. E para finalizar outro na marquise. E , imaginem : Há no Algarve, um à espera de vez para vir : uma arca de sácristia enorme que não se imagina onde ficará mas ....que tem que vir.  
Há paixões que têm que ter uma explicação e esta também a terá. Já deve estar nos genes, claro.
O mistério.
O escondido.
O passado que pode "virar presente ".
Que nos fala e nos desvenda segredos ...
Que nos faz sonhar.
Adoro arcas / báus
...................................

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu, não é a minha paixão os báus, mas já é tudo que é antigo. Já tenho dito aos amigos. Se houvesse reencarnação, eu teria uma casa de antiguidades, isto além de outras vontades, que gostaria de ter. Não se ria, mas esta é a verdade. Linda