domingo, 14 de novembro de 2010

SUU KYI - A MANDELA DA BIRMÂNIA-!

Nascida a 19 de Junho de 1945, a filha do herói da independência, o general Aung San e de uma lutadora pelos direitos das mulheres, frequentou as melhores escolas de Rangum. Em 1960partiu para a Índia com a mãe, nomeada embaixadora em Nova Deli. Quatro anos depois foi para Oxford estudar Filosofia. Foi aí que conheceu o académico Michel Aris com quem casou e teve 2 filhos. Trabalhou depois nos EUA, no Japão e no Butão , antes de voltar à Birmânia .
Inspirada por Martin Luther king e Mahatma Gandi  organizou protestos por todo o país exigindo eleições livres.
Foi uma vida dura . Detida vezes sem conta. Prisão domiciliária durante anos e anos a tudo se sujeitou .
"Independentemente do poder físico do regime , no final eles não podem deter o povo, não podem deter a liberdade.Teremos o nosso momento "
Tudo parece indicar que esse momento chegou. E a maravilhosa Suu irá finalmente realizar a difícil  tarefa de juntar as várias facções da oposição e das minorias étnicas para que, finalmente a democracia se instale na Birmânia.
Esta mulher frágil e linda seduz -nos totalmente. No meio da solidão a que foi submetida durante anos e anos, não esqueceu nunca a sua feminilidade : Flores no cabelo,vestido amarelo, capeline enorme... Tudo nela nos encanta , atrai e comove.
E temos a prova que a luta por um ideal não  destrói o desejo de ser bela e manter atraente.
Num mundo vazio e sem sentido SUU KYI é um exemplo que nos transcende.

Sem comentários: