sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A IGREJA ESTá A DESPERTAR?

Nasci em 1933 e a educação que recebi foi bastante livre da influência da Igreja. Ainda viviamos os ideais repúblicanos e não se levava a sério a vida eclesiástica. Recordo que uma das poucas atitudes  absolutamente firmes acerca da minha educação, foi a do meu pai  ao dizer :
"-Ela pode ir para um Colégio Interno. Mas para o Ramalhão não vai.
 Não irá nunca para um Colégio de freiras .
 ASSUNTO ENCERRADO".
Minha mãe que já tinha o enxoval pronto  ( com as iniciais do meu nome bordadas nos lençóis ) não teve possibilidades de ópção e eu fui mesmo para a BAFUREIRA. Mais tarde para O Sagrado Coração mas como externa.
Estas referências são feitas como justificação de as minhas opiniões não serem , de modo nenhum, duma católica praticante.
Mas há uma atitude  que , de dia a dia, está a afirmar-se e a ser digna da nossa atenção:  A contestação da Igreja em relação ao poder político e o repúdio das medidas  últimamente tomadas em prejuízo dos mais fracos.
PADRES DE BRAGA DOAM ORDENADO - esta medida foi tomada para ajudar os casos mais graves de pobreza da região minhota , a católicos mas também a não crentes.
Braga é um dos distritos onde a pobreza mais tem crescido, segundo um estudo da Universidade Católica. Mais de 72 % sentem-se pobres. Mais de 20% não consegue armazenar comida suficiente até ao fim do mês.
O FUNDO PARTILHAR COM ESPERANÇA em Braga "é para prolongar durante o ano de 2011 e existirá enquanto fizer falta ".
Gostamos muito de saber que a Igreja Católica está atenta à crise que os portugueses estão a viver e  activamente a procurar encontrar soluções para minimizar o sofrimento dos desprotegidos.
ESTA DEVE SER, QUANTO A NÓS, A VERDADEIRA FINALIDADE DA IGREJA.
Ainda bem que está a realizar-se

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu fico feliz por gente ligada á igreja levantar a vós e fazer o seu clamor contra a injustiça. Acordam tarde, mas, mais vale tarde que nunca. A pesar da minha parte, o catolicismo ser nulo, é há igreja que deu a minha ajuda. Com as palavras que estou a escutar da parte dos padres e Bispos, estou mais motivada. Linda