terça-feira, 30 de novembro de 2010

SER CONSUMISTA / SER OU NÃO SER....

Tenho uma amiga que esteve durante vários dias zangada com o marido porque ele , quanto a ela , a insultou:
-És uma consumista .Uma consumista.
-Eu? Uma consumista ?
Sentiu-se terrivelmente ofendida e magoada.  Já passaram vários meses e ,estou convencida que  ainda não esqueceu a ofensa. ( Ela que se considerava poupadissima...)
SER OU NÃO SER CONSUMISTA - EIS A QUESTÃO.
Pensei :
-Se fosse comigo, também ficava ofendida ?
 Serei também uma consumista ?
 Não foi necessário um exame de consciência profundo para chegar à conclusão:
Claro. Evidentemente. SOU UMA CONSUMISTA.
Se alguém me classificasse como tal , também me ofenderia ?
Era-me absolutamente indiferente. Sei que o sou. Nos últimos tempos tenho procurado não o ser mas a verdade é que sempre comprei o que desejei , gostei e me apeteceu. Mas há uma verdade que faz toda a diferença:
-Sempre consumi à minha própria custa. Sempre paguei o que consumi. Nunca estive sem produzir e sendo assim sou imune a qualquer tipo de crítica.
Compreendo que não deve ser agradável a quem é dependente doutrem ouvir uma acusação deste calibre daquele que paga o tal consumo. 
A minha amiga teve razão em se ofender ?
-Teve e não teve.
 NÃO TEVE, PORQUE ELA É ,REALMENTE CONSUMISTA.
  TEVE, PORQUE O MARIDO FOI POUCO SIMPÁTICO . DEVIA TER-SE LIMITADO A CHAMAR A ATENÇÃO  PARA OS GASTOS EXAGERADOS SEM RECORRER AO "INSULTO..".
No que me diz respeito, perante a situação alarmante que estamos a viver estou a aprender a não ser consumista. 
Nunca é tarde para nos emendarmos  ...não é ?
Creio que estou a aprender uma boa lição.
Juro !  Além disso estamos em clima de poupança. ( .....Poupança ? ....Como ?)
Não sei como poupar...Não sei não.
Quem sabe?


_

1 comentário:

Anónimo disse...

Todos nós temos que pensar em ser moderados e não adquirir coisas que não nos fazem falta. Mas, claro que até eu, ás vezes escorrego. A mim têm me chamado (mão de vaca), mas, eu tive sempre metas a atingir e isso levava-me a ter prioridades. Temos que ter controle e neste momento principalmente e, pensando que se não gastar-mos em excesso essa poupança pode ser distribuída, por outros que cada vez são mais a passar fome. É disto que se trata, FOME..... Linda