terça-feira, 24 de janeiro de 2012

DEMOGRAFIA / A CAMINHO DA " ECONOMIA GRISALHA ":


Bruxelas declarou 2012 Ano Europeu do Envelhecimento Activo

Manuel Vilaverde Cabral , presidente do Instituto do Envelhecimento, da Universidade de Lisboa, entende que a iniciativa da UE de declarar 2012 Ano Europeu do Envelhecimento Activo  e da Solidariedade Intergeracional  dificilmente conseguiria ser mais oportuna.
Este sociólogo diz :
- "  A Conjuntura é muito adversa para esta faixa etária , que tem hoje  mais problemas económicos do que saúde . Cerca de 60 a 80 %  dos portugueses  com mais de 65 anos estão em bom estado de saúde. Portugal é actualmente , um dos países mais envelhecidos do mundo. Já existem 120 pessoascom mais de 65 sanos por cada 100 com menos de 16 de idade . E a tendência deverá acentuar-se porque a taxa de fertilidade entre nós é muito baixa .
Pelos dados do sociólogo , só em Lisboa  metade da população com mais de 50 anos já está reformada . E desta só , cerca de 20% mantém alguma actividadfe remunerada depois da aposentação."

Aqui está uma das principais causas do grave problema que nos aflige e que tanto preocupa  os nossos governantes.
Como ocupar, sustentar , tornar digna esta multidão de seniores que não tem preparação para enfrentar os últimos tempos da sua vida ?
Um problema que se põe a Portugal e às Instituições Europeias. 
 
 

1 comentário:

Anónimo disse...

Será que os governantes estão mesmo preocupados? Não sabiam há muito que íamos viver mais anos? Não sabiam que os nascimentos estavam a diminuir? Afinal o que andam a fazer os cérebros privilegiados? E porque os nascimentos são cada vez mais raros, também não sabem? Neste momento estou a ver na TV, uma petição para pequenos almoços na escola para combater a fome. Estamos quase como a Grécia, que vai sair desta situação? Depois vai pagar o justo pelo pecador. Linda