quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

PORTUGUESES GASTARAM MENOS NO FIM DO ANO !

 " Portugueses gastaram menos no fim do ano"
Quando vimos esta referência  ficámos contentes e pensámos: - Óptimo,  finalmente há juízo.
Agora acabámos de ler a notícia toda e é assim :
" Os portugueses levantaram menos dinheiro e fizeram menos compras com cartão de crédito e de débito na última semana do ano passado. Os dados da SIBS, entidade que gere a rede multibanco, revelam que entre os dias 26 de Dezembro e 1 de Janeiro foram efectuados nas caixas automáticas da rede multibanco 7,1 milhões de levantamentos  no montante global de 509 milhões de euros , o que corresponde  a uma queda de 2% face aos 519 milhões levantados na mesma semana há um ano.
2 % a menos!
Haja Deus! 
Já no que diz respeito às compras efectuadas  com os cartões foram realizadas 14,7 milhões de compras no valor 623 milhões de euros , uma quebra de 3,2%
3,2%  !
Nós pensamos que os portugueses ainda estão muito longe de se consciencializarem da situação em que vivem.
2% a menos !!!!
Uma quebra de 3,2% !
O tempo de saber poupar ainda não chegou.
Não chegou
Não! 

2 comentários:

Anónimo disse...

Claro que se deve gastar menos, que foi sempre o que fiz, poupar. Mas houve quem perdesse a cabeça e fosse na onda do: compre, viagem, compre carro, e pague depois. Quem foi que aliciou e que ganhou com essas facilidades que deu? Mas agora uns não podem, outros gastam sem olhar a contas, em a artigos escandalosamente de alto luxo, e pagam na mesma os 23% de IVA. Alguma coisa vai mal no reino da fantasia. Linda

Anónimo disse...

Acredito que aos poucos, os hábitos de poupança vão se implantar.
É muito difícil, de um dia para o outro, mudar radicalmente.
No entanto, neste Natal já em muitas famílias se combinou que só existiam prendinhas para as crianças. É um bom princípio.
Do que vi, as crianças recebem tanta coisa, que a noite de Natal é uma azafama de rasgar papel, dar uma vista-de-olhos rápida nas prendas e passar à seguinte.
Os hábitos não mudam do dia para a noite e, sabe tão bem presentiar alguém: ver a sua expressão de surpresa e de felicidade.
Pensando nestes momentos, é tão dificil resistir a não comprar para oferecer.
Ass. Vanessa.