sábado, 7 de janeiro de 2012

ROSAS! O CHEIRO DA NOSSA INFÂNCIA

Pode um aroma levar-nos ao passado?

A um passado incrivelmente distante mas que num ápice se torna presente ?
Hoje ,encontrámos um perfume de rosas -  rosas / rosas - que nos transportou a casa dos nossos avós, ao cheiro forte proveniente das flores do jardim interior da residência, onde nas tardes de calor sufocante, esse aroma se tornava preponderante , inundando tudo.
Nós brincávamos na salas sombrias e frescas, mas as rosas estavam sempre presentes. Nas jarras , nos longos solitários, adormecidas nos seus canteiros, ( nesse tempo), bem cuidados.
Era o cheiro da nossa avó, da casa, do ar que respiravávamos
.
Rosas!

A nossa saudade cheira a rosas.
E como é linda como elas , esta noite colocarei algumas gotas na almofada e com o sono chegará a infância feliz no Algarve e a presença dos que partiram mas estão sempre connosco.
 - Nostalgia ?
- Uma doce e tranquila nostalgia.
E uma certeza :
Hoje somos felizes porque o cheiro a rosas dominou a nossa infância.

1 comentário:

Anónimo disse...

A recordação que tenho de odores agradáveis e da infância, são de uma pequena árvore que dá uma flores que parecem umas campainhas. Têm um cheiro que para mim é bom. Muitos anos depois, ai a passar no jardins do Liceu D. Filipa de Lencastre, e veio um cheiro meu conhecido e da minha infância, fui seguindo, e lá encontrei a pequena árvore que nunca mais tinha visto. Recuei e estava em Braga sentada no chão com os meus livrinhos de historias, que isto de ler já vem de longe. Tantos anos se passaram, e como estava dentro de mim uma coisa que eu não sabia. Foi muito agradável. Linda