terça-feira, 24 de janeiro de 2012

" TRÊS SUICÍDIOS POR DIA EM 2010 "

" Três suicídios por dia em 2010 "
Números do INE indicam um aumento de 8% . A Sociedade de Suicidiologia diz que é urgente criar um plano  nacional de prevenção.
" Os números oficiais estão longe da realidade . O fenómeno tem uma dimensão muito superior à registada.Foram 10.057 em 2010 as mortes classificadas como de causa indefinida  -  um dos valores mais elevados da UE."
À semelhança do que aconteceu em países como a Grécia ou a Irlanda ( onde o crescimento no mesmo ano foi de 17% e 13% , respectivamente ), a crise pode ajudar a explicar o aumento. " O agravamento da pobreza , o crescimento do desemprego e a desregulação social  são grandes factores de risco. Por isso tudo indica que o número de suicídios voltou a subir em 2011  e o mesmo acontecerá este ano "
Palavras ?
Apenas:
O número de antidepressivos e ansiolíticos vendidos em Portugal é um dos mais elevados da UE.


Esperança ?
...................................................................................................

1 comentário:

Anónimo disse...

A maior parte dos suicídios têm responsáveis, que no momento que estou a escrever devem de estar a jantar lauta refeição, enquanto outros não têm que dar aos filhos. Mais uma vergonha da sociedade em que se vive, neste país e em toda a Europa chamada de evoluída. Nós os portugueses, somos os que menos ganhamos e que mais horas trabalha. Doentes oncológicos disseram hoje na TV, que não fazem tratamentos, porque não têm dinheiro para os transportes. Foi-lhes tirado o transporte que era feito pelos bombeiros. Eles, os senhores, continuam impassíveis na destruição dos mais fracos. "Quantos vestidos de seda/ quantos brancos colarinhos/ são bocados de pão/ roubados aos pobrezinhos. Frases de um homem que não sabia ler, nem escrever, mas que era sabedor e sensível. Linda