terça-feira, 24 de janeiro de 2012

DANIEL SAMPAIO / UMA REFGERÊNCIA

Daniel Sampaio é uma das nossas referências .
Colabora no semanário SOL e todas as semanas lemos atentamente a sua crónica Porque sim.
Nesta semana intitulava-se A deriva autoritária e vamos deixar -vos algumas frases porque as consideramos de grande importância :
Os adultos que educam ou ensinam , por vezes esquecem como o afecto e a exigência são as armas fundamentais a utilizar  junto dos mais novos.  Ser exigente sem afecto é introduzir a frieza das regras e dos castigos  onde deveria estar o amor e a compreensão. Ser afectuoso  sem exigir é acolher sem limites e impedir a autonomia e a resistência à frustração. A verdade é que a autoridade face às crianças tem de partir de uma base segura de entendimento, onde o mais novo sinta confiança no mais velho e este esteja disponível para a viagem conjunta que é a construção duma relação.
Sabem ?
O papel de avó está a ser uma revelação . Uma grande e feliz revelação. 
Sempre pensámos que o de mãe era o papel mais extraordinário que havia. Mas os tempos eram outros e as solicitações mais prementes.
Agora que tudo está mais calmo e que o nosso universo adquiriu uma dimensão mais reduzida, encaramos com deslumbramento o poder enorme que nos é dado de contribuir para a formação equilibrada da conduta dos nossos netos. 
Que maravilhosa missão nos está a ser proporcionada na etapa final da nossa vida !
Nunca imaginámos que fosse tão divertido ser avó!  

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois também gosto de Daniel Sampaio, mas quem o lê? Quem segue os seus conselhos? Somos um pais de um povo que não gosta de ler e não se interessa pelo saber. Porquê? O que falta e faltou nas escolas que não despertaram os pais e estes não souberam despertar os filhos? Saber não é só ler, porque eu vejo ler certas coisas que pasmo.`Ás vezes pergunto-me, o quê e quando certas pessoas despertaram? Fico sem resposta. Linda