domingo, 15 de janeiro de 2012

Sobre a velhice


Sobre a velhice

Há pouco, na praia, lemos num jornal local um artigo sobre a velhice que achamos oportuno referenciar:

" - Mas quando chega a velhice ?

Pelo ordenamento jurídico brasileiro , o idoso é aquele com idade igual ou superior a 60 anos, idade em que passa a gozar de maior protecção jurídica, consoante se vê das leis 10.741/03( Estatuto do Idoso ) e 12.461, de 26 de Julho do corrente ano : a primeira regula os direitos do idoso, como tal consideradas as pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, direitos esses que alcançam a prioridade quanto ao atendimento preferencial junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população, inclusive quanto ao recebimento de restituição do imposto de renda.............................................................................................................................................................
Por fim , a velhice - é especialmente aquela que alcança os que os franceses denominam de très agés- é a " època mais deliciosa da vida , certo de que a morte que deveria estar presente, não impede que estes possam esperar um dia a mais ( carta de Séneca a Lucilius reunida agora em livro sob o título Aprender a viver.)

Estamos a reflectir sobre o tal problema da velhice , que segundo percebemos, está a ser encarado a sério,  pelos brasileiros.
Nós, em Portugal, ainda não sentimos prioridade em nenhuma situação.
Bom ?
Mau ?

Quanto a nós  tencionamos, se possível, viver mais uns dias com a nossa habitual boa disposição.
É esta a época mais deliciosa da nossa vida ?
......................................................
Embora nos consideremos très agés heureux , não sabemos responder.
Mas que tivemos na nossa vida, épocas bem piores , disso temos plena consciência.
Talvez , essa seja a causa do apreço que damos aos momentos em que nos sentimos de bem connosco ( e convosco. Porque não ? )

1 comentário:

Anónimo disse...

Por cá a velhice não é muito bem tratada e neste momento a situação não é melhor. Os idosos e principalmente nas províncias estão cada vez mais abandonados. Fecham-se centros de saúde, hospitais longe, onde eles por motivos monetários não podem ir de táxi. Pergunto o que se está a fazer aos mais velhos? Ainda hoje ouvi na rádio, os próprios a falar. vou passar a ajudar só instituições viradas para os mais velhos, tomei hoje essa resolução. Linda