domingo, 22 de janeiro de 2012

JULIETTE BENZONI




Ontem requisitamos na nossa habitual biblioteca - Palácio Galveias - alguns livros da historiadora Julliette Benzoni que vivamente vos aconselhamos. Todas as noites , antes de adormecer , temos o hábito de ler  e que melhor maneira de o fazermos que enriquecendo o nosso conhecimento? A leitura é acessível e documentada. Pode não ser muito profunda mas não é falseada.
Ontem lemos
            Depois de Waterloo
         As últimos rosas de Malmaison




Visitámos há 50 anos Malmaison e foi uma visita que nunca esqueceremos. Sente-se por todo o lado o amor que existiu entre Napoleão e Josefina. É incrível mas sente-se. Houve um cuidado enorme na conservação e os objectos encontram-se exactamente como foram deixados. Recordo o espanto que sentimos ao ver o tamanho do leito de Napoleão que atestava a sua pequena estatura.E a ligação que havia entre o Imperador e a sua amada permanece no ar.
Ora , a narrativa que ontem lemos relata-nos o que ele sentiu quando , depois de Waterloo visitou Malmaison. Em tudo o que via ele sentia apresença da  mulher que mais vincadamente o impressionou.
E o perfume a rosas que ela tanto amava era o mesmo.
Permanecia no ar.
Em Malmaison.

Ontem , ao dar o beijo da noite aos meus netos ambos disseram :
- A avó cheira a rosas .


Não acham que foi um lindo fim de semana ?

1 comentário:

Anónimo disse...

Foi sim senhor um lindo dia e com uns netos atentos, ás mais pequenas coisas. Assim se começa a ser sensível para a vida. Linda