Bruxelas declarou 2012 Ano Europeu do Envelhecimento Activo
Manuel Vilaverde Cabral , presidente do Instituto do Envelhecimento, da Universidade de Lisboa, entende que a iniciativa da UE de declarar 2012 Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade Intergeracional dificilmente conseguiria ser mais oportuna.
Este sociólogo diz :
- " A Conjuntura é muito adversa para esta faixa etária , que tem hoje mais problemas económicos do que saúde . Cerca de 60 a 80 % dos portugueses com mais de 65 anos estão em bom estado de saúde. Portugal é actualmente , um dos países mais envelhecidos do mundo. Já existem 120 pessoascom mais de 65 sanos por cada 100 com menos de 16 de idade . E a tendência deverá acentuar-se porque a taxa de fertilidade entre nós é muito baixa .
Pelos dados do sociólogo , só em Lisboa metade da população com mais de 50 anos já está reformada . E desta só , cerca de 20% mantém alguma actividadfe remunerada depois da aposentação."
Aqui está uma das principais causas do grave problema que nos aflige e que tanto preocupa os nossos governantes.
Como ocupar, sustentar , tornar digna esta multidão de seniores que não tem preparação para enfrentar os últimos tempos da sua vida ?
Um problema que se põe a Portugal e às Instituições Europeias.
1 comentário:
Será que os governantes estão mesmo preocupados? Não sabiam há muito que íamos viver mais anos? Não sabiam que os nascimentos estavam a diminuir? Afinal o que andam a fazer os cérebros privilegiados? E porque os nascimentos são cada vez mais raros, também não sabem? Neste momento estou a ver na TV, uma petição para pequenos almoços na escola para combater a fome. Estamos quase como a Grécia, que vai sair desta situação? Depois vai pagar o justo pelo pecador. Linda
Enviar um comentário