terça-feira, 31 de maio de 2011

BORBOLETAS FECHAM ASAS PARA DIZER NÃO

" No pouco tempo que dura a vida duma borboleta, o sexo é coisa para acontecer apenas uma vez. E cientistas do Japão , observaram que as borboletas têm uma maneira muito simples de evitar visitas indesejadas de machos persistentes : fecham as asas.
Ao fazer isto , as fémeas tornam-se menos visíveis para os machos . A descoberta foi publicada no Journal of Ethology, salientando que as fémeas  das borboletas fechavam as asas quando os machos voavam perto delas. "Também descobri que fechavam menos as asas quando eram borboletas de outras espécies ( das denominadas  lycaena dispar ) diz o cientistaAo procurar  descobrir a razão  observou que as fémeas virgens eram aquelas que fechavam menos as asas. AS outras, tendo já copulado , afastavam os machos." 
Não é de ficarmos espantados ?
Como é  possível na sua simplicidade esta maravilhosa criação da natureza, ter um procedimento tão voluntarioso ?
Lindas, maravilhosas borboletas, ainda ficamos mais submetidos ao vosso fascínio.
Além de maravilhosas sabem dizer NÃO !


1 comentário:

Anónimo disse...

E têm machos respeitadores, dos humanos geralmente não se pode dizer a mesma coisa. A borboleta é o insecto da minha eleição. Parece que fico mais alegre quando tenho oportunidade de as ver, corria atrás delas não, para as apanhar, mas porque me dão alegria e até felicidade. Dá para entender? Linda