sexta-feira, 27 de maio de 2011

AINDA O CASO DSK !

Ontem à noite ouvimos o psiquitra Carlos Amaral Dias na Antena1 comentar o caso de DSK. Não acrescentou nada de novo ao que sabiamos. Mas lemos no jornal espanhol El Mundo , na página Salud Psiquiatria  um longo e cuidadoso artigo El Cerebro do predador que nos ajudou a compreender o que à primeira vista parece incompreensível." Como pode um homem tão hábil cair numa situação tão tonta?"
Quem nos tenta explicar o que se passou é Luis Rivera, Director do Instituto de Psicoterapia e Investigação Psicossomática de Madrid. Segundo ele , a Psicanálise oferece uma possível explicação:
" Há relatos de casos de pessoas poderosas que dedicam toda a energia a dominar o mundo exterior e se esquecem de aprender a dominar os seus impulsos. São capazes de fazer grandes sacrifícios para seguir a sua ambição, porém há uma parte da sua energia  que não sabem controlar e que é descarregada no apetite sexual. Não tem que ver com o amor nem com a outra pessoa : é uma descarga sexual primitiva.O homem poderoso que ataca de repente uma mulher é " como um curto circuito, uma perda de controlo sobre os seus impulsos."Amaral Dias chamou-lhe o domínio do  irracional. A vontade do agressor não será causar dano á vítima. Simplesmente há algo que o domina que o leva a comportar-se como um orangotango.
Aliás esta foi a expressão usada por uma das suas vítimas e ,segundo diz o psiquitra espanhol, com muito mérito, pois a Psicologia Evolutiva defende que o acto de violação de mulheres tem origem numa adaptação evolutiva Os nossos antepassados usaram essa pratica para fecundar mulheres jovens e ferteis às quais não teriam acesso. Isso significa que o impulso agressor  ainda se conserva nos nossos genes e potencialmente qualquer homem os pode possuir.
Se as acusações estão certas  Strauss- Kahn será um violador do tipo narcisista e impulsivo. A sua vontade não era causar dano , mas actuou de forma primitiva , sem pensar ( O orangotango ).
Muito longe iriamos nesta tentativa de análise comportamental  (que é deveras apaixonante)  e que não pára de nos surpreender. Segundo sabemos, a maior parte destes predadores foram eles próprios, na sua infância  submetidos ao mesmo tipo de agressões. Violência / Humilhação / Prazer / Dor . Um terrível cocktail ! Terrível e fatal cocktail que leva a comportamentos de tal modo vexatórios que só podem ser explicados por uma grave patologia
Patologia - palavra de origem grega. Pathos  - sofrimento.  Logia   - estudo; ciência.
Pobre Dominique que não foi capaz de dominar os seus impulsos irracionais !
Quem conhece os comportamentos obsessivos / compulsivos ( e tantos dos que nós conhecemos vivem , toda uma vida com eles  !!! ) sabe que , sem uma conveniente ajuda não é possível resistir ao seu domínio.
PATHOS  - SOFRIMENTO!
Familiares. Amigos. Conhecidos. Desconhecidos....
São muitos os que sofrem silenciosamente  da DOC ( doença obsessiva compulsiva ), que pode passar despercebida mas causa sempre sofrimento.
Actualmente ja tem tratamento. O grande problema é que os atingidos não o encaram na sua verdadeira dimensão e, envergonhados , recusam-no.
A nossa sociedade, mesmo no século XXI, ainda não abrange com verdadeira amplitude o campo das doenças mentais.
A ignorância medieval ainda domina e o medo da palavra loucura é um estigma tão forte que poucos são os que têm coragem para assumir que,  realmente, precisam de tratamento.
MAS, TAMBÉM , NESTE DOMÍNIO HÁ MUDANÇAS!
FELIZMENTE !


1 comentário:

Anónimo disse...

Em que ficamos? Impulso, obsessão, tudo o que a ciência estuda e sabe, e explica. Mas, este tipo de gente não pode andar por aí a correr atrás das vitimas? Têm conhecimentos, sabem que podem pedir ajuda, tem dinheiro. Vergonha de pedir ajuda, e agora a vergonha não é maior? Ouvi o programa da RTP, e fiquei dividida entre a cabeça e o coração. A cabeça compreende o coração não desculpa e pede castigo sem desculpas. Depois quanto mais conhecimentos tem o indivíduo maior a sua responsabilidade. Castigue-se os culpados sejam eles de que ária social for. Veja-se aqui, o caso: Casa Pia? Se fosse nos EUA, a situação já estava resolvida. Mas, Portugal não serve d exemplo para ninguém. Linda