segunda-feira, 2 de maio de 2011

SUSPENSÃO DO ESPAÇO SCHENGEN?

Tão dramático!
Devido à chegada de ilegais ( desde o princípio do ano , já chegaram a Lampedusa mais de 25.000), Durão Barroso encara a possibilidade do restabelecimento temporário dos controlos fronteiriços no espaço de livre circulação europeia .) Disse-o o Presidente da Comissão Europeia em resposta a Sarkosy e a Berlusconi.
Estes defenderam a revisão das regras que regem o espaço Schengen, face à chegada massiva de imigrantes vindos de paises conturbadoscomo Tunísia, Líbia, Egipto.
Confrontado com a falta de solariedade do resto da UE, no que respeita ao acolhimento de refugiados , o Governo italiano   começou a dar vistos Schengen a imigrantes tunisianos o que enfureceu , entre outros, os franceses.
Suspensão de Schengen?
Parece que as duras previsões de Marine Le Pen se estão a verificar. Mas quem, há uns meses ,teria possibilidade de pensar na incrível dimensão que os movimentos pró democráticos nos ditaduras tradicionalmente estáveis , se iria verificar?
Pobres povos desabrigados !
Para onde ir ?
O que os espera?
Durão Barroso bem pode passar as noites sem dormir ! Como , de dia para dia , esta velha Europa , se está a deparar com situações inimagináveis ainda há pouco tempo !
Sinceramente , não gostaria de estar na sua pele, até porque , a maior parte dos problemas com que ele se defronta são duma tão dramática complexidade que não se vislumbra uma solução de verdadeira dimensão humanitária.
É o caso destes pobres desvalidos que , quando chegam a terra, vêm morrer todas as suas esperanças. 


1 comentário:

Anónimo disse...

Mas quando é que se deixa de sofrer? E isto tudo porque cada país não faz o que devia, que era fazer o trabalho de casa e olhar pelo seu povo. Mas nenhum governo seja de que país for resolve os problemas internos. Se fossem honrados e cumpridores da palavra e promessas, estas situações não se verificavam. Se fossem chamados e serem responsabilizados por o que não fazem, teriam mais cuidado no que dizem. Linda