terça-feira, 3 de maio de 2011

" SABER ENVELHECER / UMA ARTE ".

- É possível envelhecer com sabedoria ?
- Sim. É possível e desejável . Num tempo em que começamos a alcançar níveis de longevidade impensáveis  há algumas décadas ,  devemos encarar com sabedoria , o passar do tempo. Não interessa viver muitos  anos, se eles forem penosos , difíceis de suportar. Desde cedo, há regras básicas a seguir, fundamentais para a existência do bem estar que pretendemos. 
Disciplina.
Deve-se interiorizar esta palavra pois ela é indispensável para alcançar a tal qualidade de vida que ambicionamos. 

Exames médicos periódicos.
Nunca os adiar, por isto ou por aquilo. Há o clínico geral , que nos deve acompanhar habitualmente  , mas não se deve deixar de recorrer às especializações  sempre que seja  indicado. Quantas vezes  não se ouve esta frase terrivelmente estúpida ( sim, estúpida )  -  " Já nem sei há quantos anos não vou á ginecologista", dita por quem tinha obrigação de saber que todos os anos se deve fazer esta visita ?
Quem diz, ginecologista, diz dermatologista, estomatologista e actualmente também neurologista. Porque não ?  Com os novos tempos há uma diferente  maneira de encarar a saúde e não pode haver descuidos imperdoáveis que, muitas vezes  se pagam caro.
Mamografias ?  / Periódicas.
Ecografia aos intestinos ? / Indispensável.
Análises ? Anualmente (pelo menos ).
Enfim :  Fazer todos os exames indicados para a idade. Nunca esquecer. PREVENIR .SEMPRE !
Alimentação cuidada
Saber comer. Bem e a horas certas. Evitar gorduras. Fritos.Tudo o que tenha calorias em exagero. Dar preferência ao peixe.Ter sempre um jantar leve e, antes de dormir, fazer uma mini ceia ( nem que sejam 4 bolachinhas integrais com geleia de laranja sem açucar) A partir duma certa idade não é aconselhável dormir sem nada no estômago. (Leite / não é aconselhável aos idosos ).
Não permitir, de modo algum, que o peso aumente.
Ouvimos muitas vezes alguns  amigos referir que não estão gordos , só têm a barriga grande.
Por favor ,informem-se junto do vosso médico. Ele vos dirá o significado que tem um diâmetro anormal no ventre ( anos de vida a menos....) Sabiam ?
Não tenham medo da balança.
Não se riam pois conheço muita gente que foge da balança como o diabo da cruz. Juro que conheço.
O peso ,quando estabiliza, estabiliza mesmo. Se houver descuido e aparecer mais um quilinho fora com ele. Logo.
Nós fazemos como esta menina . Vigiamos sempre o  peso que , há mais de 30 anos  estabilizou.
Quando regressamos de férias pode haver uma certa alteração , mas depressa volta á normalidade.
Segredo ?
Chama-se
DISCIPLINA.
Há outros recursos a  salientar, no  "Saber envelhecer" que, de há muito, adoptámos e com reconhecidos  benefícios :
Os suplementos vitamínicos.
- Óleo de Salmão ( os ómegas - indispensáveis para o coração )
 -Super levedura de cerveja -  ( abundante em vitaminas do grupo  B ) que tem contribuido para o bom estado do   cabelo e unhas e tomada antes das refeições , ajuda a manter o peso
-Centrum  ( Mais de 50 anos ) Ultra Women`s  -  ( trouxemos de NY frascos enormes de alta qualidade e magnífico preço dos nossos habituais suplementos ). 
-Vitamina C de 1000 mg com bioflavonóides em óleo de açafroa ( indispensável para evitar as doenças degenerativas)
E o remédio que consideramos absolutamente indispensável para a manutenção dos nossos ossos e articulações.
Glucosamina,1.500 mg.Condroitina , 1300mg e MSM.   - 2 comprimidos por dia.
O nosso chama-se Flex- a -min  , 2 comprimidos por dia e o aparelho locomotor mantem-se impecável. Com esta composição só o  encontrámos no Celeiro. Há muitos tipos de Glucosamina e, multiplas dosagens , mas os três componentes reunidos é que impedem a chegada das tais malditas artroses que são o maior inimigo da terceira idade.Este produto impede que elas se instalem.
Ainda é necessário referir mais alguns factores que nos ajudam a prolongar a vida com qualidade:
- A marcha -    não ficar dia nenhum sem andar, andar, andar ...
-   A ida ao ginásio sem faltar nunca.
 Pilates e Yoga.
Maravilhoso para o corpo e para o espírito.
Ainda há que referir aqueles cuidados habituais que constituem rituais que religiosamente cumprimos :
Limpar e tonificar a pele do rosto e pescoço e não ir para a cama jamais, sem nos demaquilhar.
Absolutamente impensável.
Agora vamos passar para o espírito.
Viver alegremente.
Sorrir à vida.
Ocupar todo o nosso tempo no que nos dá  prazer.
-É possível?
Claro que é.
Estas " tontinhas " dizem-nos que a alegria não tem idade, mas nós com a maior seriedade do mundo afiançamos que estão certas.
 - Conviver.
 - Ser independente. Não depender do marido/ mulher , dos filhos / noras , amigos /amigas... 
  É fundamental aprender a sair só, ter poder de escolha em relação às suas compras, saber utilizar
  os transportes públicos. Aprender a sobreviver sem ajuda. Não depender de ninguém é  muito importante pois ,se um dia ficar SÓ, saberá reagir. Quando assim não é, torna-se  dramática uma  possível viuvez .
- Ter interesses .  -   Por tudo o que se passa em seu redor. Não deve haver limitações : tudo deve merecer a  atenção do idoso /a  -  economia  / política / cinema / teatro / música /viagens , TV , Internet. Nada pode ser referenciado como : - Não conheço. Não me interessa / Não sou capaz / Já não tenho idade...........................................
É falso!
Juro que a idade não impede a nossa aprendizagem seja do que for
É possível passar os 70 anos com saúde, alegria, entusiasmo , sempre com boa aparência, sentido de humor e disponibilidade para as mais diferentes tarefas.
Porque não?

Nos últimos tempos foi alcançada uma vitória retumbante sobre a doença. Os anos de vida aumentaram de tal modo que , hoje, ter 90 anos,  está a tornar-se  rotineiro. Sendo assim, há que mudar completamente as mentalidades : o século XX já lá vai.  - Não temos nós um cineasta centenário, que acaba de nos dar um magnífico filme " O estranho caso de Angélica " , que denuncia claramente que se pode envelhecer sabiamente ?
ENVELHECER UMA ARTE ?
SEM DÚVIDA!  

1 comentário:

Anónimo disse...

Sigo estes conselhos e não espero que o clínico geral me aconselhe a especialidade. Eles não estão ganhos para essa prática. Depois de uma má experiência que tive, e onde se veio a descobrir uma gastrite, que me incomoda muito e cujo médico não dava solução. Procurei por os meus meios e consegui alívio. Tomo glucosamina receitada por o médico, mas vou tomar antes o Flex-a-min. Neste momento não ando muito bem das articulações. Um conselho que dou é: a partir dos 50 anos procurar um geriatra, que é o médico que faz um exame como eu nunca tinha feito. Só que para muita gente esta prática médica é cara e passa a ser um quase luxo. Linda