segunda-feira, 2 de maio de 2011

2 de Maio de 2011!

Em Inglaterra e na Europa inteira  , ainda se celebram as bodas inglesas :  -Tão lindos ! Tão felizes !Viva os noivos ! Viva !
Na Itália e por todo o lado onde  domina a religião cristã, as populações gritam felizes o nome de João  Paulo II. Nunca ninguém foi tão rapidamente  beatificado ! A Igreja vai ter um novo santo !
Júbilo! Júbilo!

Ontem à noite ouvimos a notícia que tornou o nosso sono ( que queriamos  tranquilo ) num pesadelo :
" O porta voz do governo Líbio anúnciou para hoje os funerais de Saif al- Arab, do seu sobrinho Saif, de dois anos  e filho do seu irmão mais velho , Mohammed, e ainda  de Cartago , de três anos , filha de Anibal, e Mastura , de quatro meses , filha de Ayesha.
Entretanto , o bispo Giovanni Innocenzo Martinelli, representante do Vaticano  em Tripoli, confirma ontem à Sky News a morte dos familiares de Kadhafi ao mesmo tempo que lançou um apelo à NATO e á ONU para parar com os ataques." Do fundo do coração , peço, por favor , respeito  pela dor que é a perda de um filho, UM MOMENTO DE TRÉGUAS ":


Só nos resta perguntar:
- O que se está a passar na Líbia está certo ?
- Porque estão caladas as vozes que tanto gritavam quando foi da invasão do Iraque ?
- Só porque , agora a ONU , deu o seu consentimento? 
Ontem, Kadhafi  perguntava onde estavam os seus amigos , que tantas vezes o abraçaram.
José Manuel Beleza ao lhe ser feita a pergunta : "E agora como se sai disto ? " - respondeu : - Eu temo que este seja mais um atoleiro daqueles de que dificilmente se sai. A situação no terreno é de impasse e pode eternizar-se .
::::::::::::::::::::::::::::::::
" Obama e Berlusconi criticados pelos seus "- ambos foram , ontem alvo de pressão por parte dos seus respectivos paises . E tudo por causa das operações no país de Kadhafi.
Não estará na altura de acabar com os ataques ?"


Mais do que nunca estamos contra o que se está a passar na Líbia.
Voltamos a perguntar :
- "O petróleo justifica tudo ?"
As notícias de ontem , acerca da real dimensão do ataque , que ocasionou a morte de civis inocentes , foram insuficientes, manobradas e falsas. 
Lastimamos profundamente o envolvimento de Obama nesta guerra e choramos com Kadhafi a perda dos seus entes queridos.


E para terminar só nos resta acrescentar que nos encontramos de tal modo magoados com os acontecimentos na Líbia que o assassinato  de Bin Laden nos deixou indiferentes.
Só voltámos a lastimar a morte dos inocentes que naquela distante manhã de Setembro se encontravam nas Torres Gémeas , cumprindo um destino fatal.
Para as suas famílias vai a nossa ternura e um abraço fraterno.
O que temos é a certeza de  que, com a morte de Bin Laden ,não terminam os ataques terroristas.
A violência vai continuar a sua obra de destruição implacável e cada vez iremos ver extremismos
mais implacáveis , de ambos os lados.
Quem dúvida?

2 comentários:

Anónimo disse...

Estou consigo no relato que faz sobre o que se está a passar. A situação vai ficar pior, porque não estamos a lidar com pessoas sãs e que estão a repetir 500 anos depois o mesmo que se fez. Nessa altura não era o petróleo, era subjugar e matar os infiéis, o nosso Deus era diferente, era mais humano. Ontem vi no canal Odisseia uma entrevista com uma personagem da Arábia Saudita (não sei o nome). Ele dizia que não se pode levar o povo a mudar sem o povo aceitar, é uma sociedade totalmente diferente, com crenças muito arreigadas. Dizia ele que tudo havia de ir mas muito lentamente. Entre outas coisas, teve dificuldade de as raparigas começarem a frequentar a escola. Todas as dificuldades que se poçam imaginar, ele sente-as e não as pode modificar como ele gostaria. Não é com força, impondo o que nos chamamos de democracia, que estes povos entram tão facilmente no sistema. Estou arrasada, não pela morte de Bin Laden, mas da maneira que se mata e se relata até ao exaustão o acontecido. Estou no século XXI, será que nosso comportamento de povos inteligente não muda? Mata-se, eu pergunto? As crianças não são todas iguais, ou umas são mais crianças que outras? Quero outro mundo, quero ser feliz vendo a felicidade de outros. Como eu gostaria de ser crente e pedir a Deus que pudesse compreensão na humanidade. Linda

Anónimo disse...

Esta da beatificação do papa, deixa-me a pensar como somos ou são certas pessoas manobráveis. Ter fé, é um sentimento interior que eu não quero discutir. Mas, pensar que por um chamado milagre, se quer beatificar, e ir tudo atrás, sem fazer interrogações é demais. Cristo segundo as escrituras fez milagres, e não deixou de ser crucificado. Como eu gostaria que Cristo aparecesse e derrubasse a mentira e a crueldade que por aí anda. Linda