quarta-feira, 18 de maio de 2011

INTELIGÊNCIA! MENTES BRILHANTES!

Falando de Paulo Portas vem-nos à ideia imediatamente o mano Miguel. Os irmãos Portas! Goste-se ou não deles , estejamos ou não de acordo com as ideias que cada  defende, temos de reconhecer algo que logo se vislumbra e é indiscutível. O seu alto QI
Esse hábito de detectarmos o nível das mentes ficou-nos de tempos antigos e ainda é uma constante na nossa observação ocasional. Inconscientemente pensamos : está acima de ......Está abaixo de ......
É verdade !
Nesta busca de aprendermos, em 1974 , obtivemos um diploma do Centro Médico de Psicologia e Orientação Profissional que nos permite medir o Nível Mental ou as Aptidões Psicológicas que visem uma Orientação  Escolar  ou Profissional.
Foi um óptimo investimento que se tornou uma preciosa ferramenta de trabalho. Mas, o mais interessante, é que , durante o curso, fomos obrigados a realizar testes infindáveis. Amigos,alunos, familiares, conhecidos, a todos foi pedido para terem paciência e darem a sua colaboração .
E sabem?
Detectamos um super dotado ( nessa altura tinha ele 30 anos ) , uma super dotada, (com 6 anos ) , algumas inteligências de  nível elevado mas  a maioria pertencia à média. 
Acreditem. É um exercício  muito divertida pois devido à prática ,( mesmo sem querermos ) , damos connosco a calcular o  de muito boa gente. Os políticos , então esses  , é  uma delícia !
( Um dos preferidos foi  Teixeira dos Santos , mas  não  vale a pena  revelar a classificação que lhe foi dada... )
  Mas os manos Portas estão acima da média.
  Ambos! Nem é necessária muita experiência para o sabermos.
.............................................................
Já se passaram muitos anos e muita evolução se tem verificado neste campo. Os testes já são postos em causa, há novos e mais completos métodos  de análise da inteligência... outros factores a ter em conta..., diferentes variáveis a introduzir na análise mas o essencial permanece.
Hei-de contar-vos algumas experiências inesquecíveis que  vivemos.
Vão  divertir-se e , talvez esses relatos  , vos ajudem a distinguir alguém verdadeiramente inteligente dum Xico  esperto.

1 comentário:

Anónimo disse...

Li com muita atenção o que descreveu sobre o QI, mas agora há a Inteligência Emocional e parece que esta última é tão importante como a primeira ou mais. Claro que uma está ligada á outra penso eu. Sobre este assunto gostava de ler mais. Linda