domingo, 29 de maio de 2011

DIZER NÃO QUANDO SE PODE DIZER SIM

Aqui está uma palavra que não nos é simpática. É fria. Dura. Insensível.
Sempre evitamos dizê-la aos nossos filhos e netos.
Não se deve dizer não, quando se pode dizer sim.
Foi sempre uma norma da nossa conduta e ontem comprovámos até que ponto ela é eficaz.

A Marta é a nossa neta mais nova. Tem 7 anos. Ontem esteveram todos cá em casa e a certa altura ela resolveu fazer um pedido. Aliás dois.

-Gostava de perguntar á avó se me pode satisfazer dois pedidos ( ela tem uma linguagem incrivelmente evoluída ):
Se me pode dar este crucifixo.
- Certamente, querida. Acho muito bem. Podes levá-lo.
-  E , o outro pedido qual é ?
- Esse é mais difícil. A avó não deve deixar...
- Vamos a  ver. O que desejas? Diz à vontade.
- Se a avó me deixa ir buscar a arca onde a avó guarda os óculos . Aquela que há tempos vimos e que está cheia de óculos antigos.
- Claro que deixo. Podes vê-los e depois deixas todos arrumadinhos como estão .Vê-os com cuidado para não partires nenhum. Tenho confiança em ti. Toda a confiança.
- Que bom, avó ! Que bom!

Aqui ouve-se a voz do avô:
-Cuidado ela pode estragar-te os óculos.
- Já não os uso e ela não estraga nada.

E não estragou. Foi responsabilizada e teve cuidado. Ficaram lindamente arrumadinhos na sua pequena arca.
E a avó pensou :
Nunca se deve dizer NÃO , quando se pode dizer SIM.
É tão gratificante fazer uma criança feliz !

( E quando um Não é absolutamente necessário não se deve de modo algum transigir. Uma só vez e ponto final ).

1 comentário:

Anónimo disse...

Concordo plenamente. A criança é uma grande critica do que gira a sua volta. Sabe quando o não é dito com justiça e sem ela. E cresce com justiça. O meu amiguinho do lado, quando vem cá a casa gosta de mexer nas guitarras que tenho, eu deixo mexer numa que me parece mais robusta. Quando ele quer os outros instrumentos, e digo e explico porquê, não é não. E não é por isso, que ele me ama menos. O não é necessário também. Linda