quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

SOLIDÃO !

Há  180.000 pessoas em Portugal que vivem sózinhas.
Um em cada cinco portugueses com mais de 75 anos vive só . Completamente só. A maioria é mulher, reformada e viúva.
Vem isto a propósito da triste história , ontem relatada em todos os meios de Comunicação Social, da senhora encontrada morta em sua casa, após 9 anos sem nada se saber dela.
Alargando a população aos maiores de 65 anos , o fenómeno ainda é mais preocupante pois quase 500 mil pessoas não têm companhia - 1 em 4 - !
No total, em 2010, havia praticamente dois milhões de séniores desamparados!
Obriga a pensar, pois a maior parte deles são carenciados.
Segundo o Instituto Nacional de Estatística é na área metropolitana de Lisboa que esta situação se verifica..
As famílias têm dificuldade em conciliar  a vida profissional com a familiar, habitam  em casas pequenas onde não há espaço e têm orçamentos cada vez mais reduzidos. Por isso , muitos vivem, completamente sós, abandonados e deprimidos, contanto os euros das suas míseras pensões.
Vivem sós e morrem sós. Isso é o mais angustiante. Como a senhora encontrada morta, não têm, muitas vezes a quem recorrer nos momentos mais dificeis.
Ser velho em Portugal é difícil, cada vez mais difícil.
Há iniciativas para melhorar a situação, mas não são suficientemente abrangentes: Voluntariado de inegável mérito, assistência social das autarquias, não chegam pois com o aumento da longevidade a assistência mostra-se insuficiente.
Então, não há solução e os nossos idosos vão continuar a morrer na solidão ?
Um serviço nacional de saúde vocacionado para amparar a terdeira idade resolveria o problema.
Sabemos que é tarefa de dimensão incomportável, mas , assim, como está é que não pode continuar.
TODOS O SABEMOS.


1 comentário:

Anónimo disse...

Talvez este caso, seja um alerta para políticos e sociedade em geral. Porque a nível de vizinhança está muito voltada para dentro de si própria, muito egoísta de uma frieza que assusta. Agora que neste caso há muita responsabilidade a pedir a várias entidades. Foram alertadas e nada fizeram. Enfim coisas do mundo moderno que perdeu a sensibilidade. Linda