terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O MITO DE LISÍSTRATA - A GREVE DO SEXO

Aristófanes eo Mito de Lisístrata
Hoje,ao tomar conhecimento  do que se está a passar na Bélgica,recordámos  Aristófanes e o famoso Mito  de Lisístrata, apresentado numa peça de teatro.
Em 411 A.C.,  as mulheres das cidades gregas envolvidas na guerrado Peloponeso , lideradas pela ateniense Lisístrata, decidiram instituir uma greve de sexo até que os maridos parassem a luta e estabelecessem a paz. No fim , graças à firmeza destas mulheres, as duas cidades rivais celebraram um acordo de paz. 
Ora, o que se está a passar na Bélgica é , absolutamente, inconcebível : este país está há 240 dias  a tentar formar um governo de coligação, sem ter conseguido até agora chegar a um acordo entre os sete partidos mais importantes.
O Rei Alberto II, incubiu na semana passada,  o ministro das Finanças cessante, Didier Reynders, de encontrar uma  saída para a crise política do país mas nada se vislumbra.
A senadora social-democrata belga Marleen Temmerman sugeriu que as mulheres dos negociadores  que estão a tentar encontrar uma solução , declarem uma greve de sexo como forma de pressionar uma solução . Isto a poucas semanas de a Bélgica atingir o recorde mundial de um país sem governo , o que sucede desde 13 de Junho do ano passado, data em que se realizaram eleições legislativas antecipadas , com resultados inconclusivos.
A pergunta inocente que fazemos é :
- Será que esta greve irá ter sucesso?
Não desejamos desanimar as nossas amigas belgas , que devem conhecer bem a capacidade de resistência dos seus maridos, mas não será que a Marleen Temmerman está um pouco iludida?
Nós não confiavamos muito nesta solução pois , todos sabemos que a Europa está em crise. E parece que a crise é geral...............................
Tememos que a Bélgica não resolva , nos próximos tempos,o seu grave problema.
Mas, é possível que , como as mulheres gregas, as belgas tenham sorte.
OXALÁ!
SERÁ UM ÓPTIMO SINAL!

2 comentários:

Anónimo disse...

Ela fez o apelo o que me parece bem. Pois assim como se encontra a Bélgica sem governo também não chega a lado nenhum, a Europa com governos vai como vai, como será andar ainda mais á deriva. Era uma ideia se as mulheres tivessem mais consciência política e entrassem numa luta desse género, talvez se resolvesse muitos problemas. Linda

Moi-même disse...

Estou a atravessar uma de "anarquista inconsequente"...portanto, apetece-me sugerir à Bélgica que não forcem para ter governo! Assim estão melhor!!!!!