segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O IRÃO E O SEU TRIUNFO EM BERLIM

Notícia espantosa!
" Júri de Isabelle Rossellini dá prémio a Nader and Semin, de Asghar Farhadi, sobre um divórcio na Teerão moderna ".
Este filme foi o grande vencedor do Festival de Berlim 2011.
Obteve o Urso de Ouro para o melhor filme e os Ursos de Prata para melhor actriz e melhor actor. Estes últimos ( caso raro ) foram atribuidos não a actores específicos , mas sim ao conjunto dos elencos masculino e feminino.
A vitória apanhou de surpresa o próprio realizador , que já vencera o Urso de Prata de melhor realizador em 2009 com o filme About Elly.
Quem imaginaria que o Irão estava a salientar-se deste modo na sétima arte ?
" Trata-se da história de um casal da classe média de Teerão  que entra em processo de divórcio, quando o marido começa a pôr em causa   a decisão de emigrar  e das consequências que essa decisão tem não só no casal e na sua filha , como naqueles á sua volta. "
O Irão lá tão longe e as preocupações reveladas no filme tão próximas!
Quem diria! 

1 comentário:

Anónimo disse...

Antes era a chamada cortina de ferro que não se sabia o que lá se passava. Neste momento não se sabe o que se passa nos países Árabes, a não ser que têm bombas atómicas para atacar o ocidente. Depois viu-se que não havia bombas atómicas no Iraque. Assim se foi, e estamos numa guerra estúpida e ninguém sabe como sair dela. E ninguém é chamado a responsabilidade por vidas perdidas e estropiados de guerra, jovens que tenham o mundo á sua frente. Quem responde por esta situação? Quem fez as reuniões nos Açores para apadrinhar esta guerra? Mas os países Árabes tem também outras histórias de vida, como se vê. Linda