sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

"O ESTADO A QUE O ESTADO CHEGOU ".

Sabem quem é este senhor ?
É o director do Diário de Notícias, que acaba de lançar o  primeiro de três ou quatro dossiers que já estão a agitar a sociedade portuguesa.
"O estado a que o Estado chegou ". 
Fiquei admirada pelo entusiasmo que se ergueu perante este trabalho de investigação do DN , que nunca imaginei que fosse possível ... Mas, as surpresas existem (embora eu ainda não esteja totalmente convencida ...) Adiante.
António Barreto disse :
"Fazer esta investigação , com esta profundidade e com toda a seriedade, é muito raro no mundo. É pouco frequente um jornal diário gastar espaço e tempo para fazer um trabalho tão metódico e útil para o país ". 
O professor Cantigas Esteves afirmou :
"É um trabalho notável e extremamente actual, atrevo-me mesmo a dizer que é um documento histórico, porque não se ficou pelo levantamento geral e ligeiro de dados e  apresenta detalhes concretos".
O estado a que o Estado chegou, deixou o presidente do Tribunal de Contas (TC) preocupado e decidido a apertar o controlo das contas públicas. Guilherme de Oliveira Martins, que assina o prefácio do livro, tendo feito ,ontem no Corte Inglês , a apresentação da obra, assumiu o compromisso de reforçar a fiscalização a entidades públicas que não prestam contas como deviam.
"Nós, no Tribunal de Contas, vamos ter uma atenção redobrada e serão aplicadas sanções para que todos prestem contas ".
" Em 2011 e nos anos subsquentes, na sequência dos desafios lançados por este trabalho do DN, vamosdefinir como prioridade o acompanhamento de todos os serviços da administração pública a nível de métodos coerentes e rigorosos do plano oficial de contabilidade pública ".
Acima de tudo , sabemos que houve uma equipe de 6 jornalistas que se esforçou por elaborar um estudo impecável sobre o estado a que o Estado chegou.
Sabemos que o conseguiu com enorme êxito.
Esá o DN de parabéns e todos nós agradecemos.
E, surpresas deste calibre . são sempre bem recebidas !

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu acho piada a Guilherme Oliveira Martins. Então é preciso aparecer um livro, sobre o Estado a que Estado Chegou, para o senhor ir reforçar a fiscalização no Tribunal de Contas? Então o que estão a fazer nos cargos? É preciso haver chamadas de atenção? Já me parece o ex governador do B de Portugal. Não vui, não ouviu nada de nada, e lá foi premiado para a UE. Ai, se eu mandasse..... Linda