segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

SOLIDÃO ?

Na minha infância 
Como filha única, passava muito tempo sozinha .
Se me aborrecia ?
De modo algum !
Tinha imensas bonecas , livros e sobretudo, já nessa altura, uma fértil imaginação .
Não me aborrecia ...
pelo contrário
GOSTAVA !

Pois os meus pais não compreendiam essa minha faceta e eram pródigos em encherem a casa de Meninos e meninas
Que me enfastiavam ....

Sozinha ?
Coitadinha ...
Nem pensar .....

Tantos anos passados esta minha atração pela solidão continua a despertar espanto  , incredulidade e compaixão .
Sozinha ?
Tão triste !
PORQUÊ ?

Pois fiquem a saber que o professor catedrático informa que :

A s pessoas que mais gostam de estar sós , são autónomas 
Procuram ser coerentes , face aos seus valores , interesses e comportamentos e são quem tende mais a resistir a pressões vindas de fora e quem mais procura compreender e aprender com as sus experiências e reflexões individuais .
São, por isso , quem mais valoriza ter tempo para estar sozinha , refletindo e estando focada nos seus interesses individuais .
O motivo de fundo para se gostar de estar sozinho , válido tanto para as pessoas introvertidas como extrovertidas ,
é a chamada 

SOLIDÃO CONSTRUTIVA 

Trata-se de apreciar a experiência para conseguir um maior envolvimento em actividades de reflexão e aprendizagem 
A valorização  da autonomia e o querer sentir liberdade de seguir as suas próprias prioridades , tendo o controlo da sua vida , são os aspectos que levam mais pessoas  a valorizar o tempo individual .

Este traço da personalidade A AUTONOMIA ,tendo no centro a reflexão e os interesses individuais , como principal motivo para querer estar só , ´´e a principal novidade deste estudo .

AUTONOMIA !

PALAVRA LINDA !
MARAVILHOSA !

Quem a tem
Guarda-a bem !

PERDÊ-LA ?
JAMAIS !

Sem comentários: