terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

ANSIEDADE !

Como já vos referi , sempre que posso , oiço o psiquiatra Júlio Machado Vaz nos seus programas da Antena 1.
Gosto e sinto que sob muito aspetos a nossa praia é a mesma e gostamos de cavalgar a mesma onda .

Estou a referir-me a um dos seus últimos programas que me assentou como uma luva .

A ANSIEDADE !

 Se me considero uma pessoa ansiosa ?

 Afirmo que o sou 
Há muito , muito tempo 
Por mais que  tente não consigo modificar-me 
Enquistou!

O que vou contar é interessante . Trata-se de algo que inconscientemente assumi . Ninguém repara ou reparou 
Mas
FAZ PARTE DA MINHA POSTURA .

Eis a revelação :

Estou sempre 
SEMPRE !
COM AS MÃOS CRISPADAS .

Nunca com elas abertas .
Soltas
Descontraídas !

Estive casada   mais de 50 anos e o meu marido nunca o notou .
Nem os filhos 
Nem os  netos ! 

Trata-se de, um gesto mecânico, que a mim própria passa despercebido .

MAS
ESTOU SEMPRE CRISPADA !

CONTRAÍDA !

Foi há 57 anos . Em África . Mais precisamente em Nampula 
Que um amigo nosso
(Pedro Cortesão Casimiro) 
Médico
O referenciou .

- Já reparou que está sempre contraída ?
  As mãos sempre  fechadas...
Não estão de acordo com a sua maneira de ser tão exuberante e feliz .
O que se passa ?

O QUE SE PASSOU ?
Comigo e com todos nós ?

Anos e anos de angústias ( pequenas e grandes )
Medos 
Pressentimentos ( maus ) muitas vezes concretizados 
Pesadelos tornados realidade .

Soma de pequenas dores que deixam marcas que se tornam cicatrizes .

Infância 
Adolescência 
Maturidade 

TUDO CONTA 
A velhice é o resultado 
de todas essas experiências aparentemente inócuas .

Aos 80 e tal anos ?
Sinto ansiedade ?

Faz parte de mim .
Totalmente !
Acordo á hora certa - sempre ás 7 em ponto .
Junto de mim estão 3 telefones ...se um não funcionar .... ficam os outros .....
Não estou bem sem saber como ELES estão .
Os ELES da minha vida que sabendo os contornos da tal ansiedade nunca passam um dia sem o necessário contacto .....

Menina ansiosa 
( Um dia contarei o curriculum dessa criança e a ansiedade surge totalmente justificada .

Mulher ansiosa 
( Talvez conte também a longa história que está na génese dessa "qualidade importuna "

Idosa ansiosa ?
Creio que nos últimos anos as nuances estão mais diluídas 
Mas
Ainda ontem á noite RELAXEI AS MÃOS afim de libertar a alma da inevitável ansiedade 
DORMI TRANQUILA ?
Essa é outra história...

Sem comentários: