segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

ARMANDO DUPLANTIS / UM DOM !

Acabei de ler no El Pais de hoje 
24 /2 / 2020
Atletismo
Desportes

Uma longa entrevista que me fascinou .
É esse o termo 
FASCINOU !

Armando Duplantis Plusmarquista de salto con pértiga 

" Um buen perguista se distingue por su mentalidad"

" HE NACIDO PARA ESTO .
BATIR EL RECORD DEL MUNDO ERAVMI DESTINO "





MY NAME IS
ARMAND DUPLANTIS 


Este é o meu primeiro ano inteiramente como profissional . Agora sou um pouco mais rapido e  mais  forte 

É impossível ignorar os atributos com que nasci .
Tenho uma boa altura  1,81m  embora em pequeno fosse baixo .
O Meu pai (Greg  , pertiguista )que saltou 5,80.9 era muito forte e a minha mãe ( Helena , heptleta ) tinha uma coordenação e uma motricidade incríveis .
Venho pois de uma família profundamente  atletica .

Com esta herança comecei a saltar aos 3 anos e a enamorar-me deste desporto 
ISSO É TUDO !

O meu pai disse que não era o seu destino bater o record , mas creio que posso dizer 
QUE  É O MEU 
Quando era pequeno pratiquei beisebol e futebol . Nunca pratiquei outros desportos . Para mim era uma obrigação,  o pertigo. Obviamente o meu pai me ensinava mas nunca me mandava praticar 

Que relação tem com a pértiga ?

Tenho muitas   pertigas e cada vez vou acumulando mais .
Sempre que venho a Clermont  Ferrand vejo as pertigas velhas que tem Renaud e quantas usa nos treinos ... Agora e cada vez..... as  uso mais .
Se pudesse dormiria cm elas porem sao demasuiado largas .


Em Espanha já o compararam com Mozart porque , como os génios ,tem algo   maravilhoso  que não lhe causa o menor esforço .

OS BONS SALTOS FAZEM-SE SEM A MENOR DIFICULDADE .
NÃO SEI
MAS PENSO  QUE NASCI PARA O PERTIGO E CADA DIA QUE PASSA RESULTA PARA MIM
MAIS FACIL .


UM DOM ? 
UM DOM !




Eis uma entrevista que me impressionou pelo tom tranquilo , de total e completa aceitação com que este jovem revela o que ele considera na realidade um dom sem se questionar porquê ?
porque o tem ...
Herança familiar ?
Pré disposiçÃo inata .

DESTINO ?


Uma entrevista aparentemente linear mas cuja reflexão nos pode levar muito longe....
Eu ........estou a caminho .....

1 comentário:

Maria Júlia disse...


Deve ser stress - comigo passa-se o mesmo. Um beijo com desejos de melhoras - mas nem sempre é possível "desligar"...

Obg. pela companhia do nosso princepezinho... Sempre connosco!