quinta-feira, 9 de setembro de 2010

SABEDORIA POPULAR


PARECE QUE É VERDADE :
Habituámo-nos de  pequenos a acreditar nas receitas da nossa avó. Todos a considerávamos sábia pois ela encontrava sempre solução  para os nossos problemas. - " Tenho uma afta. Que faço?"
-" Procura uma parede caiada de branco. Passa a língua por ela. Ficas logo boa ". Riamos. Lambiamos a parede. E não é que a afta passava? 
Recordo que por volta dos 10 anos, tive durante bastante tempo, no rosto, uma mancha avermelhada e áspera que não passava .As pomadas a que recorremos mostraram-se ineficazes. O conselho da avó foi : - de manhã, em jejum , molha um dedo na tua saliva e passa na impingem. Vais ver : ela desaparece. E por mais incrível que pareça ela desapareceu.
Muitos destes episódios são recordados com ternura pois transportam-nos para um tempo em que tudo era possível. Até termos uma avó com poderes mágicos.
Pois ontem li uma notícia  que veio mostrar que numa aparente brincadeira pode estar escondida muita sabedoria:
" Investigadores do Instituto Pasteur, França, descobriram que uma molécula produzida pela saliva humana ( a opiorfina ) é mais eficaz que a morfina, é um analgésico natural, não causa dependência e tem poderes curativos até agora desconhecidos.
(Os resultados do estudo foram publicados em Julho e Agosto deste ano no Jornal de Fisiologia e Farmacologia.)
Afinal a saliva tem "poderes"! A nossa avó estava certa.
Quem não gosta de ter uma avó mágica?
É tão fácil fazer galopar a imaginação infantil !
E tão bom ouvir os netos pedirem "uma história verdadeira do teu tempo...Por favor, avó ,conta. Lambias mesmo a parede, avó? E a afta passava?
Passava mesmo?

Sem comentários: