quarta-feira, 15 de setembro de 2010

BISPO CARLOS AZEVEDO

O Bispo Carlos Azevedo critica modelo económico "indecente".As suas palavras parecem-nos justas e pertinentes. O diagnóstico pode considerar-se certo :" O corpo social está seriamente atingido e ferido. Crescem incertezas e insegurança do emprego e angústia dos desempregados,a  aflição dos pobres, a solidão dos abandonados, sofrimento dos considerados supérfluos. Nem o futebol nem qualquer entretenimento podem dissimular a crise de valores e de sentido."
Palavras sábias. Todos estamos de acordo com elas.
Mas dizia-nos há dias um emigrante nosso amigo :
-" As esmolas que os peregrinos deixam em Fátima são incalculáveis. Difícil de imaginar... Mas, o espantoso é que delas são retirados milhões que são enviados para a Santa Sé."
Não acreditámos. Informámo-nos e garantiram-nos que era autêntico.
Ficámos a pensar...
Estamos a pensar...

1 comentário:

Anónimo disse...

O Bispo tem razão no que diz, não se pode desmentir, é uma verdade vergonhosa. Mas, e há muitos mas na vida da igreja e que tem muitos pecados no que toca à sua conduta perante as injustiças de governos desde os ditadores à aqueles que se dizem democráticos e liberais. A Democracia,é o poder do povo (que é uma frase que nunca é dita e ensinada). E seria uma sociedade quase perfeita se fosse praticada e se a igreja também a valoriza-se. Mas não, a igreja gosta de caridade, gosta dos simples que não façam perguntas, que não interroguem. Isto não quer dizer que não hajam padres e pessoas de luta por um mundo de justiça. Pois, de Fátima vão milhões de euros para o Vaticano: eu, já tinha conhecimento também desse grande peculio. E quem dá esse dinheiro? São os simples os que não fazem interrogações. Quero que fique assente que não estou a falar de fé, estou a falar de outra coisa. Eu penso que há três sentimentos muito fortes na vida da humanidade, são eles: Fé, amor e politica. Mas, cuidado que há quem baralhe tudo no caldeirão e se sirva disso para os próprios interesses.