sábado, 11 de setembro de 2010

CLARICE LISPECTOR

Acaba de ser lançado em Portugal o livro de Benjamin Moser, CLARICE LISPECTOR, UMA VIDA. Moser ( um jovem escritor americano que mora na Holanda ) publicou a biografia primeiro em inglês, WHY THIS WORLD,que foi considerado  pelo The New York Reviw of Books um sucesso " A reacção foi surprendente " diz Moser " Já ouvi americanos dizerem que não conhecer Clarice , hoje, é falta de educação". ( Penso que ele queria dizer cultura, informação.)  E acho que , em parte, isso é verdade, pois Clarice atrai pesquisadores de mistérios do mundo inteiro.O seu ascínio não tem limites.
Deixou-nos 25 livros , analisados pelos críticos de todas as maneiras. De tal modo que um dia após um seminário onde fora analisado o "nada" ,presente em todos os seus livros , irritada ela disse :" Se eu tivesse entendido  uma palavra do que eles disseram não teria escrito um livro". 
"Não quero aprender, quero desaprender, não quero andar por onde todo o mundo anda , quero ir no sentido contrário"
E foi.
Ela foi sempre em sentido contrário.
Indispensável ler esta biografia , com mais de 600 páginas, pesquisadas em cinco anos por todos os continentes por onde Clarice  passou - de 1920, quando nasceu na aldeia Chechelnik (Ucrânia ), a 1977 , ano da sua morte no Rio de Janeiro.
Aos 23 anos publicou o seu primeiro livro  Perto do Coração Selvagem que causou enorme sensação , A sua ousadia era tal que levou a que pensassem que tinha sido escrito por um homem... Provocou no circulo intelectual carioca um furacão de paixões levando mesmo o ex- presidente Janio Quadros , ao tentar agarrá-la, durante a entrega dum prémio , a rasgar-lhe o vestido...
Clarice Lispector. Uma escritora universal. Uma referência.

1 comentário:

Anónimo disse...

Nunca li nada desta escritora mas deve-me agradar a sua escrita, pois como ela eu, vou sempre no sentido contrário. Nunca fui por aí, onde sempre me empurraram, e não estou arrependida. Linda