terça-feira, 28 de setembro de 2010

ENVELHECER JÁ NÃO É O QUE ERA.

- Que idade terá este casal?
-É possível que tenha ultapassado os 80.
  Porque não?
  Ainda há um mês vimos na TV a mulher de Manuel de Oliveira, com mais de 90 anos, sair do mar     sózinha,   enquanto ele , centenário, passeava calmamente na localidade onde passavam as suas férias, igualmente sem ajuda de ninguém.
Devido ao aumento de esperança de vida e aos avanços da medicina , a população mundial já não está a envelhecer como antigamente.
Os investigadores propõem uma nova forma de medir o envelhecimento que deixe de considerar as pessoas com mais de 65 anos "velhas " e um peso para a sociedade. As populações estão a envelhecer mais devagar, com mais independência e alegria. Passeiam. Reunem-se. Viajam. Têm vida própria.
Sergei Scherbov, do Instituto Demográfico de Viena ( Austria ) diz que as populações estão a envelhecer mais devagar do que quando se considerava a idade cronológica.
O resultado poderá ter implicações para o futuro em particular no que respeita a idade da reforma.
Temos estado , justamente, a assistir , na maior parte dos paises da Europa, a medidas que estão a ser tomadas  para ultrapassar os 65 anos.( E assistimos aos protestos inglórios dos franceses que se obstinam em não aceitar a inevitável mudança.)
" Envelhecer não custa.
  É preciso é saber envelhecer ".
  Envelhecer em beleza?
  Que bom!


2 comentários:

vanessa disse...

É uma benção envelhecer bem, com felicidade e autonomia.
Quanto à idade fixada por lei para a reforma /aposentação, é verdade que hoje tende a ser elevada, por virtude da crise financeira. No entanto, mesmo que esta crise não tivesse acontecido, ainda assim, mais cedo ou mais tarde, a idade da reforma seria alterada por efeito da, actual, maior esperança de vida.
A reforma por volta dos 60 anos foi fixada numa época em que se vivia menos anos. (E, tb, na qual a taxa de natalidade era bem mais elevada).
Não obstante, a inexorável tendência para o aumento da idade da reforma, parece-me que esta devia considerar diferentes ramos de actividade. O aumento de idade terá maiores vantagens no trabalho intelectual, e menores no trabalho braçal. Terá de se considerar uma classe profissional de sábios, categoria esta, nas várias profissões, reservada aos menos novos.
O único meu receio quanto a esta alteração de paradigma é o de que, neste ambiente, os mais novos tenham mais dificuldade em concretizar as suas ideias, por resistência ds menos novos. Mas, creio eu, que cada vez, todos estão mais receptivos às novidades.

Anónimo disse...

Quanto a mim, o problema não são os mais velhos. O problema é a sociedade estar mal organizada. É injusta porque não dá oportunidade dos casais férteis terem o direito a ter filhos. Claro que tem de haver planeamento e organização nas famílias, mas, daí a ser provocado por dificuldades de sistema social eu, não estou de acordo, de modo algum. Estou cá, e estou muito bem, não me ponham responsabilidades que não tenho. Trabalhei 44anos que querem mais? Organizem-se POLÍTICOS....