sexta-feira, 10 de setembro de 2010

FIDEL DE CASTRO


Fidel de Castro faz autocrítica.
" O modelo cubano não serve nem para nós", disse Fidel de Castro à revista norte- americana  The Atlantic.
Segundo os entrevistadores , Fidel não estava a recusar as ideias da revolução  mas a reconhecer que " o Estado sob o modelo cubano, tem um papel excessivo na vida económica do país".
Esta notícia vem hoje em todos os meios de comunicação. No princípio veio a dúvida : Impossível ! Fidel nunca faria tal afirmação.
Ela ainda persiste pois o resto do diálogo não é conhecido. Mas se se confirmar só denota  inteligência  da parte do velho revolucionário que também senta a necessidade dum novo modelo económico para o seu país.
Não é o que todos procuramos?
O tal paradigma que nos salve?

1 comentário:

Anónimo disse...

Quero ler a notícia completa e depois vejo qual a minha opinião. Mas, eu gostava que me respondessem? Qual o país, que com tantos bloqueios que tiveram e têm ao longo dos anos,e fosse que regime fosse,poderia levantar a cabeça? Nós sabemos que os EUA, quando um país pretende seguir o seu próprio regime, e este não lhes agrada, ou tem tiros, ou tem bloqueios. Quando foi lançado o bloqueio a Cuba, o regime de Salazar existia, com: prisões, mortes, fome, ainda mais exploração que hoje, com horários de sol a sol,etc. e os EUA, nunca se preocuparam com o regime, deixaram correr, porque isso não beliscava a sua chamada Democracia. Ouvi num canal de TV cabo, que se os Americanos tivessem a informação que há, na Europa sobre as guerras do Iraque, que os seus movimentos seriam mais fortes. Era de uma pessoa que me pareceu ter conhecimento do que falava. Linda