domingo, 19 de setembro de 2010

ANTÓNIO CHAMPALIMAUD

António Champalimaud colocou no seu testamento um quarto da sua fortuna para a investigação médica.
Esta foi uma atitude extraordinária  pois Portugal inaugurará no próximo 5 de Outubro um centro de pesquisa que poderá colocá-lo na liderança dos avanços contra o cancro.
" Todas as pedras foram colocadas para que este centro de pesquisa seja de topo mundial", disse o professor de medicina da Universidade de Harvard que é director do Centro Champalimaud para o Desconhecido. O novo complexo , que se erguerá " num local espectacular junto ao Tejo, começará a funcionar no próximo ano , compondo gradualmente a capacidade para 500 investigadores que trabalharão a par de 100 médicos responsáveis pelo acompanhamento de 300 pacientes diários."
Para o New York Times "o Centro assinalá uma mudança significativa  pois os fundadores esperam que encorage os investigadores a trabalhar na Europa em vez dos Estados Unidos".
O director do Instituto de Bioquímica  Max Planck disse :
"Lisboa não é o centro mundial da ciência , mas poderá tornar-se se este for bem gerido".
Pelo que nos tem sido dado observar o velho banqueiro soube escolher convenientemente os que iriam dar realidade ao seu sonho.
Sem alardes, silenciosamente , mas com a maior competência A Medicina coloca Portugal no mapa.
(Uma história invulgar pois a maior parte do financiamente para a investigação médica tem origem nos Governos ou em companhias farmacêuticas).
Os portugueses agradecem reconhecidos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Uma coisa que nos alegra no meio deste país baralhado. Desejo que os gestores desta estrutura sejam inteligentes, trabalhadores e honestos. porque os exemplos que temos de gestão não são do melhor, salvo raras exceções. Se fossem de qualidade o país não estava como está. Linda