domingo, 19 de setembro de 2010

HOJE / ELEIÇÕES NA SUÉCIA

Hoje é dia de eleições na Suécia. O primeiro -ministro conservador, Fredrik Reinfelt, tem para apresentar aos eleitores um crescimento económico de 4,5%, ,o menor défice da União Europeia ( um por cento !) e uma taxa de desemprego em queda ( embora ainda ronde os 8% ). As sondagens indicam que os Moderados, do novamente candidato Reinfelt, e dos seus três parceiros de coligação, ficarão com 50% dos votos, contra 4o% da sua principal rival  Mona Sahlin  que lidera o bloco de centro -esquerda.
Se assim acontecer , será a primeira vez que os conservadores são reeleitos depois de terem cumprido um mandato completo.
Contudo, como muito bem se sabe, uma coisa são as sondagens. Outra são os resultados das eleições. E Mona Sahlin é uma figura polémica no panorama político da Suécia. Já por várias vezes andou próximo de vitórias que,à ultima da hora ,lhe escaparam.
A acrescentar a este panorama temos ainda o crescimento do partido de extrema direita Democrata da Suécia  (SD) , acusado de xenófabo e populista , a que as sondagens atribuem 7,5 % ( Mais do dobro do resultado de 2006 !!! ).
Vamos estar atentos aos resultados pois o exemplo sueco deve-nos fazer reflectir em muito do que se está a passar na Europa.
O que é certo é que o primeiro-ministro Reinfelt  deu sinais de estabilidade  quando todos os paises á volta estavam em queda. Antes de tudo foram muito cautelosos a evitar "uma bolha". A recusa do euro , em 2003, talvez os tenha ajudado também, já que uma queda na coroa  em 2009, terá contribuido para aumentar as exportações. ( ? )
Seja como for parece que os eleitores  valorizam um Governo que já deu mostras da sua competência.
Mas, amanhã saberemos se será este casal que dominará os Media na Suécia.
E, já agora vejamos a família real sueca depois do casamento da princesa Victória
Recordam-se do tão "badalado " da futura rainha que reuniu grande parte da nobreza europeia ?
E segundo parece a Suécia vibrou com o casamento da sua princesa.


1 comentário:

Anónimo disse...

Mas, como não há bela sem senão, o partido da extrema direita meteu deputados. E, isso a mim da-me medo. Não sei o que se passou na minha infância, mas não suporto tal gente, com ideias tão monstruosas no século XXI. Se eu fosse mais nova era um país de escolha. Linda