terça-feira, 21 de setembro de 2010

PRÓS E CONTRAS

Vimos, ontem à noite, com a maior atenção, o programa Prós e Contras  onde foi debatido o tema "Estado social ",e temos que confessar que continuamos com muitas dúvidas. Todos os intervenientes mostraram os seus pontos de vista  com os quais , na generalidade, estamos de acordo. Estado social, claro. Quem não gostará de se sentir apoiado desde o nascimento até à morte ? Haverá sentimento mais reconfortante que o da segurança ?
Ficamos a pensar.
Estamos a pensar.
Mas , hoje no Público, lemos um artigo de opinião de Vital Moreira " Até a Suécia...", que nos esclareceu e parece que estamos a começar a compreender as dimensões do problema.

A Suécia deparou-se no domingo com o problema de não ter alcançado a maioria nas eleições legislativas e com a entrada de 20 deputados da extrema -direita no Parlamento. Foi o culminar de uma série de derrotas eleitorais dos partidos socialistas e sociais democratas na Europa. Neste momento , apenas quatro  dos 27 paises da UE- Portugal, Espanha, Grécia e Eslovena-têm governos socialistas. Desde o começo da crise económica de há dois anos , a esquerda tem vindo a ser afastada do governo em vários paises, como Reino Unido, e Hungria. E os tempos não anunciam mudanças. Quais as razões para esta razia política da esquerda , mesmo nas fortalezas tradicionais da social democracia , como na Escandinávia?
Diz Vital Moreira que uma das razões é conjuntural,que é a recessão económica e as suas consequências sobre o emprego e as políticas sociais; outra estrutural , que tem a ver  com a erosão das condições económicas e financeiras do Estado social e do modelo social europeu.( Erosão ( ? ) -fomos consultar o dicionário e encontrámos DESGASTE.
Parodoxalmente a crise veio reforçar veio reforçar a direita , como se ela estivesse em melhores condições para entender as suas malfeitorias.
O professor realça o papel dos governos socialistas do sul da Europa que estão a tentar tudo para fazer frente  às dificuldades que enfentam e termina dizendo:
"Recai sobre estes governos a enorme responsabilidade de vencerem a maldição historica da incapacidade da esquerda para governar em períodos de crise económica  e o atavismo político que impede a esquerda de encarar decididamente a reforma do Estado Social, de modo a torná-lo financeira e politicamente sustentável. Do seu sucesso ou insucesso pode depender a superação desta fase histórica assaz crítica para a social democracia europeia."
Ficamos a pensar nas palavras de Vital Moreira. Será que a Espanha, a Grécia , a Eslovénia e Portugal vão conseguir mostrar a viabilidade do Estado Social ?
Quem nos dera acreditar nessa possibilidade.
Também não sentimos muita confiança no pensamento do autor do artigo.
Tempos dificeis e confusos os que estamos a viver!

1 comentário:

Anónimo disse...

O autor do artigo? Calca agora o que defendia com unhas e dentes. As pessoas podem mudar, é humano, mas, vender-se por querer lugares, onde sabia que não tinha maneira de lá chegar; isso, eu não desculpo. Trabalha-se, desconta-se,temos direito de ter sistema social. Pode ser com outras directrizes isso, eu não discuto, mas ter o apoio, ou então dar um ordenado justo para fazer frente ás necessidades básicas. Somos um dos países da Europa que temos os vencimentos mais baixos. Eu acho graça quando os economistas e já de uma certa idade dizem:é preciso baixar os vencimentos. Alguém lhes perguntou e sabe quanto é que têm de reformais? Até eu que ando sempre de orelha no ar, nunca me perguntei. Hoje um jornalista na rádio levantou-me essa interrogação. Linda