quarta-feira, 22 de setembro de 2010

INGRID BETANCOURT - " MÊME LE SILENCE A UNE FIN ".

MÊME LE SILENCE A UNE FIN
Ontem em vários paises - em Portugal será publicado no final do ano com o título  Não há silêncio que não termine - foi  lançado o livro, com o relato das memórias do cativeiro de Ingrid Betancourt. ( Gallimard ). Ao longo de 700 páginas, a ex- candidata presidencial colombiana,  conta-nos a sua história de sobrevivência em modo neo-realista. O jornal francês Libération  considerou-o " um tratado  acerca da miséria humana e da dignidade ".
Durante os últimos 18 meses Ingrid afastou-se do mundo que espantado tinha assistido em 2008 à sua libertação e narra-nos a sua versão dos acontecimentos. Escreveu em francês e não em espanhol ( a sua língua materna ) para conseguir um maior distanciamento da sua terrível experiência.
Mais uma obra que nos vai levar aos limites da resistência humana.

1 comentário:

Anónimo disse...

Aqui está uma mulher que se pode em certa medida, igualar a Cristo. E quantos Cristos não houve na história recente dos países onde Portugal também está incluído? E que hoje ninguém lhes presta homenagem e fazem tudo para encobrir. Tenho aqui na minha frente uma foto de um Português que quando da sua morte, na PIDE pesava 32Kg.,quem fala nele e noutros? Só tinha como arma o seu pensamento e mataram-no por isso. Faz muito bem Ingrid em denunciar barbaridades. Os sacrificados, do meu país Portugal, ninguém os quer lembrar, só as famílias que restam e os seus amigos de pensamento. Há assuntos que me estica logo o pensamento, e tenho que mostrar a minha indignação. Vou ficar por aqui. Linda