domingo, 26 de setembro de 2010

REINO UNIDO / O RENASCER DO LABOUR ?

" ED VENCE DAVID ".
ED faz um discurso comovente pondo o irmão em primeiro lugar. Antes mesmo da sua vitória política. Acima de tudo o amor. A cumplicidade entre irmãos. Afinal próximos pois a diferença de votos foi mínima.
Ed Miliband, 40 anos , saíu finalmente da sombra do seu irmão quatro anos mais velho e até há pouco considerado o herdeiro natural de Blair na chefia dos trabalhistas britânicos. Porquê a vitória de Ed?  - Porque foi apoiado pelos sindicatos. mais do que pelos militantes.
Ambos são filhos de Ralph Miliband, influente pensador marxista . Ambos estudaram Política e Economia em Oxford. Ed foi conselheiro de Brown e pela primeira vez foi eleito deputado em 2005 e , dois anos depois tornou-se ministro da Energia e Clima.
Qual será a futura relação entre os dois irmãos ? ( durante a longa campanha de Verão , cumpriram a promessa feita à mãe de ambos  e evitaram desentendimentos devido à política.) Mas , como írá reagir David que esperava ser ele o escolhido para nortear o Labour, que como se tem visto , nos últimos tempos tem andado à deriva?
Vamos seguir ,com o maior interesse, a caminhada dos dois irmãos pois este é um tema especialmente apaixonante.
A Inglaterra viveu com grande entusiasmo estas eleições que continham todos os ingredientes para apaixonar a opinião pública : o futuro do Partido Trabalhista , a vitória dum dos irmãos Miliband e a contribuição que o actual líder irá dar para a estabilidade económica, social e financeira do Reino Unido que também atravessa uma grave crise .
Um caso paradigmático e que nos leva a análises muito interessantes a vários niveis .
Dois irmãos de quem iremos ouvir falar muito no futuro!
O renascer do Labour, sem dúvida nenhuma.

1 comentário:

Anónimo disse...

Como eu sou desconfiada no que toca aos políticos, espero que ED se revele uma pessoa honesta e firme no lugar que vai ocupar. Esperanças não faltam, interna e externamente,porque as políticas dos países ricos podem fazer toda a diferença na condução da Europa. Lá fizeram os seus, jogos e os países mais pequenos deixaram e assim, estamos dependentes deles. Linda