Um exemplo maravilhoso!
Esta, não é uma orquestra vulgar. Sob a batuta do Maestro israelita Daniel Barenboim, a West- Eastern Divan Orchestra (WEDO) tem sido um sucesso." Foi criada para unir as pessoas que têm que viver juntas quer gostem dessa realidade ou não". Quando ela nasceu , o Primeiro Ministro israelita Benjamin Netayahu e o líder palestiniano Yasser Arafat tinham acabado de assinar um memorando para a paz. ( A sempre tão ambicionada paz...). Apesar de todos os esforços ela teima em não chegar.!!!
Por isso mesmo a WEDO funciona como exemplo de convivência : "Numa orquestra, todos os instrumentos têm igual valor. Os músicos (judeus e árabes) fazem música em conjunto, e quando deixam de tocar falam uns com os outros, também como iguais."
A orquestra ensaia durante o Verão. No meio dos ensaios há grupos de discussão sobre a política no Médio Oriente. Ás vezes os musícos mudam. " No entanto , por mais que mudemos de músicos e de audiências , não conseguimos mudar o Médio Oriente."Dizem. com tristeza.
A orquestra tenta unir os dois povos. Mas ,também quer fomentar a excelência musical entre jovens músicos , dando-lhes uma oportunidade de tocar durante o famoso Festival de Salzburgo e outros geralmente reservados apenas às estrelas.
WEDO, é um exemplo que nos faz acreditar que a convivência em paz é sempre possível . Difícil, mas possível.
Jovens de Israel e da Palestina a tocar juntos na mesma orquesta!
Quem imaginaria que tal fosse possível?
É por isso que eu não desisto de acreditar nos homens.
E de tentar compreendê-los.
Sempre.

1 comentário:
Também eu não deixo de acreditar no ser humano, mas que são poucos os de boa vontade são. Mas que eu não desculpo de Israel não deixar entrar os barcos humanitários, essa eu não desculpo.Vai outro barco a caminho, dizem que não deixam passar, mas que entregam as coisas aos Palestinos? É de confiar? Então porque lhes fazem o boicote? Não estou a acreditar muito.Pode ser.Linda
Enviar um comentário