segunda-feira, 28 de junho de 2010

28 DE JUNHO DE 1919 / TRATADO DE PAZ EM VERSALHES


28 de junho de 1919
A Alemanha assina tratado de paz em Versalhes.
A Alemanha assumiu, nesse dia , toda a responsabilidade por ter provocado a Primeira Guerra Mundial aceitando uma pesada lista de reparações. Reconhecia a independência da Áustria, cedia territórios fronteiriços à França, Bélgica, Dinamarca, Polónia e Checoslováquia, perdia as suas colónias africanas, ficava impedida de ter artilharia pesada e aviação militar e obrigava-se a pagar pesadas indemnizações pelos prejuízos causados pelo conflito.( E a perda de todas as suas patentes ).
A guerra foi terrível ! A alemanha perdeu-a e foi obrigada a pagar por isso. Mas há uma palavra que se chama humilhação. E a Alemanha sentiu-se humilhada  -  ( tratada com desprezo, rebaixada).
Olhando agora para os anos que se seguiram, sentimos que a dureza das sansões aplicadas a um povo  com as caracteristicas do alemão , contribuiu dum modo muito forte para a queda da República de Weimer e facilitou a ascensão do nazismo.
 E a  Europa mergulhou na Segunda Guerra Mundial.
 Haverá quem tenha esquecido esse período tão negro  da nossa História recente , cujas consequências ainda se fazem sentir nesta tão fragilizada UE ?
28 de junho de  1919  /  uma data a recordar.
Um fim.
Um começo.
O mês de Junho recorda-nos também outro data : O celebre dia D  - 6 de Junho de 1944 - o tal princípio do fim.  Fim da ocupação da França que estava ocupada .
Essa libertação só vai ser alcançada no dia 25 de Agosto desse ano.
Desde 1940 que a França


  





1 comentário:

Anónimo disse...

Parece-me que o texto acima não saiu completo, é verdade? Em primeiro vou fazer uma pergunta? O governo de Weimar, politicamente enquadrava-se em que partido? Eu tenho uma ideia mas posso estar errada, devo ter livros anterior à guerra, mas não sei onde se encontra. Mas penso que foi a má governação de Weimar que levou à subida de Hitler de má memória. Tenho pena de pensar isto, mas parece-me que os Alemães são bélicos.Quero estar enganada, claro que não são todos e talvez a maior parte não o sejam, mas que esse Hitler governou e com muito apoio é verdade. Espero que lhes sirva de lição e que isso nem parecido torne a atormentar o Mundo mas. Para isso é preciso que se governe com justiça, o que não o que está a acontecer, não é? E no caminho que o Mundo leva, eles estão prontos para o ataque, com promessas de Messias. Isto como está nível mundial, é que não pode continuar para que não haja outra guerra, mas, revolução mas, mesmo isso não era preciso com tanto conhecimento. Mas eles, os Governos, não querem ver. Linda