quarta-feira, 30 de junho de 2010

ELEIÇÕES NA ALEMANHA / HOJE


Este é Christian Wulff, o candidato de Angela Merkel às eleições presidenciais que se realizaram hoje na Alemanha . Para ela , este é um duro teste porque são as eleições que se realizam após a inesperada demissão de HorstKoeler, o presidente democrata -cristão reeleito para cumprir o seu mandato  até 2014. Merkel está em baixo nas sondagens  e o pior que lhe poderia suceder era a derrota do deu candidato Christian Wulff.
Ora , acaba de se saber que o democrata - cristão foi o candidato mais votado mas não conseguiu a maioria absoluta na primeira volta.
Então?
Então haverá segunda volta e....
Quem é Christian Wulff ?
"É a personificação da normalidade alemã. A política centrista em pessoa .É um político por excelência. Começou a sua carreira aos 20 anos na CDU ( hoje tem 51 ), conquistou uma chefia dum governo regional, da Baixa Saxónia. Diz-se que será um dia o sucessor de Angela.
Se for eleito será o mais jovem Presidente alemão. A sua mulher ,15 anos mais nova (e com uma visível tatuagem)  será a mais jovem primeira dama .
Vamos esperar a segunda volta. Mas, estamos com Angela e com o seu candidato. Não temos voz na matéria mas o outro, afasta-nos. Vão ver :
Joachim Gauck
Pastor luterano  de 70 anos ,que investigou os crimes da Stasi, arrebata pela sua historia de vida e pela sua oratória . Num dos seus últimos discursos ,em Berlim levou a assistência às lágrimas depois de ter contado a história do seu pai exilado na Sibéria, o seu encontro com Martin Luther King e a primeira vez que votou numas eleições livres com 50 anos. As manifestações pacíficas que levaram ao fim do comunismo mostraram que " também os alemães podem fazer liberdade ".Afirmou.
Depois deste discurso, o jornal  Suddeuutsche Zeitung comentou " é difícil imaginar um melhor candidato ".
Será ?
A Alemanha está, como toda a Europa a digerir as pesadas restrições a que está sujeita,  mais de metade da população deseja o retorno do marco, a contestação às medidas de Merkel aumentam diariamente, até o seu próprio partido as contesta.... Que melhor ocasião para a vinda dum pastor luterano com dons de oratória  levantar a moral da nação?
Lembram-se ?
Decididamente, vamos "torcer" por Christian Wullf.

1 comentário:

Anónimo disse...

Pessoas ligadas com profundidade à igreja, não me agradam, seja ela que religião for. Portanto eu fico-me por:Gauck isto na falta de melhor.Á Ângela só está a sofrer porque quanto a mim, não toma as medidas mais sociais e faz injustiças como se faz por esse Mundo todo. Esta situação pode levar a uma revolta Europeia.Porque por o nós sabemos que quem tem menos possibilidade está no desespero. Os remédios necessários não compram, não comem o necessário, não calçam e vestem, os pobres aumentam todos os dias e a par, como é comunicado e sabido as fortunas cresceram em 2009 a nível Mundial? Então o que é isto? Que vergonha é esta? Assim não pode haver governos que renovem a sua votação. Mas, o'pior é que os futuros vão fazer a mesma politica. Linda