sexta-feira, 25 de junho de 2010

" G.20 em Toronto!


Está prestes a começar, em Toronto, no Canadá a cimeira do G20.
Vamos prestar muita atenção pois a partir de amanhã, muita coisa pode mudar, não só para a Europa , como para o mundo.
Para já temos que lastimar a ausência de Lula da Silva. É verdade. Ele que colabora sempre com tanto entusiasmo, desta vez , não estará presente. Alegou a catástrofe das chuvas do Brasil, mas há quem diga que a causa é outra e tem que ver com o Irão...
Adiante. Isso é outra história.
 Sabemos desde já que Obama não está de acordo com a visão europeia - A endividada Europa advoga austeridade e impostos - e é nesse sentido a orientação dos seus governos. Os EUA querem mais estímulos à economia. Sim. É verdade. Obama defende outra estratégia  ( que aliás cada dia que passa está a ter mais adeptos  ). O presidente dos EU deseja  deixar para segundo plano o combate ao défice e à divida e valorizar os estímulos à economia. E se ele tiver razão? 
Vamos seguir com atenção os trabalhos.
   Os líderes das maiores economias mundiais vão discutir vários temas que nos preocupam por serem decisivos  para a nossa estabilidade económica (ou falta dela) : a dívida pública e a regulação do sistema financeiro , entre outros.
Todos querem encontrar um caminho seguro , com rumo a um crecimento mundial sólido e equilibrado.
Oxalá se entendam.
Penso que vai ser muito difícil pois a Europa está com uma visão da resolução da crise , completamente diferente da americana.
Que se consigam esclarecer. Mas, realmente a visão obsessiva do défice  já angústia. ...
Será que se deve ir por aí?
Será?
As dúvidas cada vez se tornam mais fortes.
Até amanhã.
Com esperança. 

1 comentário:

Anónimo disse...

Cheguei, e vou recomeçar na minha tarefa com mais calma. Para começar eu já tive mais esperança em Obama, mas ainda não a perdi toda, fico á espera que ele tinha mais força para o combate no seu próprio país. Um país que é muito difícil de governar. Não tenho também grande esperança no G20, até agora não nos tem dado motivos para pensar o contrário. Mas como a esperança é a última a morrer, espero estar enganada na minha apreciação. Eles não têm coragem para mudar um pouca esta sociedade tão injusta como a que se vive actualmente. Linda