sábado, 26 de junho de 2010

AUSTRÁLIA / JULIA GILLARD


Júlia Gillard acaba de substituir Kevin Rud. O primeiro - ministro que tinha sido eleito em 2007, resignou ao cargo na quinta - feira após um grave clima de agitação provocado pelo partido trabalhista.
Era , até há pouco, o político mais popular na Austrália. Contudo,  uma série de decisões, ultimamente tomadas , tornaram-no indesejado. O processo foi extremamente rápido e aconteceu de forma inesperada.  " A velocidade da mudança foi alucinante "
Rudd , constatando a sua falta de popularidade escolheu não se sujeitar à votação.
A sua sucessora no cargo de primeiro- ministro até às proximas eleições é Júlia Gillard, uma antiga advogada de 48 anos que foi eleita para o Parlamento , pela primeira vez, em 1998.
É a primeira mulher a liderar o governo da Austrália
Já ficamos a conhecer o seu rosto ( como é nosso hábito ) e vamos estar atentos ao que se irá  passar na Austrália . Lá tão longe, com Sidney assinalado no mapa, (embora a trajectória traçada não tenha propriamente, a ver connosco), mas com a globalização acaba por ficar bem perto. 

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais uma mulher, para começar é bom. Espero que fique por ser boa dirigente e não com a marca da 1ª. Ministra inglesa. Júlia Gillard, para mim tem um aspecto de boca, de ser uma pessoa dura, o que pode ser para o bem ou para o mal. Que seja uma ministra com sensibilidade. Linda