terça-feira, 15 de junho de 2010

AUSCHWITZ !


É necessário recordar:
Auschwitz começou há 70 anos.
O primeiro combóio , que levou prisioneiros  realizou essa trágica viagem, a 14 de junho de 1940 !Eram 728 passageiros ( membros da resistência clandestina, combatentes de 1939, estudantes, judeus).
""Disseram-nos que nos levavam para um campo de concentração, mas nenhum de nós sabia o que issio era".Pelo menos 227 ocupantes desse primeiro combóio viriam a morrer em Auschwitz, 300 sobreviveram nas piores condições que é possível imaginar. Nesse campo teve lugar o extermínio dum milhão de judeus, 70 mil polacos não judeus , 21 mil ciganos , 15 mil prisioneiros de guerra soviéticos...
Ignorava-se o que lá se passava?
Não.  Desde Novembro de 1940, pouco tempo após a sua abertura , e durante 2 anos e meio, Witold Pilecki, capitão polaco e resistente à ocupação , que viria a participar no levantamento de Varsóvia e seria executado pelo regime comunista do após -guerra, enviou para o exterior informações que terão chegado em Março de 1941 aos britânicos e mais tarde aos norte -americanos que  não acreditaram  de tal modo as consideraram inconcebíveis!
Assim é a História.
Recordar?
Sempre.

Sem comentários: