segunda-feira, 21 de junho de 2010

Os portugueses são dos europeus menos interessados na área da ciência e tecnologia, com grande parte da sua população a manifestar total desinteresse nas novas descobertas científicas e desenvolvimento tecnológico, revela um inquérito apresentado hoje em Bruxelas.
35% dos portugueses dizem não se interessar  por descobertas científicas e tecnológicas.
Este é quarto valor mais elevado entre os 27, atrás da Roménia, Lituânia ( ambas com 37%) e Bulgária.
Apenas 14% dos portugueses revelou o seu interesse.
O inquérito foi conduzido em Portugal pela TNS Euroteste, entre 30 de Janeiro e 16 de Fevereiro junto de 1027 pessoas, refere a Lusa.
Dá pena e é difícil de acreditar. Mas já o tinha verificado. E, o mais assustador é que não há consciência da ignorância e, em grande parte dos casos, até existe vaidade( na ignorância.)
Vaidade, indiferença, desinteresse.
"Saber? Para quê?
Não interessa, tudo isso me é indiferente... Não tenho paciência para modernismos. Era o que faltava!"
E, não me estou a referir a pessoas de baixo estatuto social. De longe!  Muitas delas são licenciadas que têm orgulho em mostrar que vivem na Idade da Pedra sem o reconhecer.
Que fazer?
Haverá quem saiba?

1 comentário:

Anónimo disse...

`Que é uma vergonha é. Penso que nas escolas há falta de motivação para entusisamar os alunos. No meu tempo não era de admirar, mas agora? Mas, vamo-nos alegrar, quando são interessados os nossos cientistas têm dado que falar e a nível internacional. Para mim parte tudo do ensino. Tenho pena de reconhcer isto, mas entigamente saia-se melhor preparado. Não quero dizer para o despertar coriosidade. Agora há outras armas.Linda