As sondagens são implacáveis para a Chanceler.
20%- encontram-se satisfeitos com o seu desempenho
58%-desejam o regresso da grande coligação (CDU-SPD).
64%-consideram errada a estratégia de Merkel na crise do euro.
Mau. Muito mau. As desavenças entre Berlim e Bruxelas constituem uma séria ameaça à integração europeia. Empurrar nesta altura, como tem sido feito, a chanceler contra a parede , após ela ter pago um pesadissimo preço político pela ajuda (tardia, porque ela estava consciente do que a esperaria) à Grécia é uma estratégia perigosa.
As reacções à entrevista de Durão Barroso ao Frankfurter Allgemein Zeitung na semana passada são muito pouco agradáveis "Um oportunista implacável". A ingratidão de Barroso ao acusar a chanceler de, com as suas hesitações , ter agravado a crise do euro, enfureceu os alemães.
"Quem fracassou foi a Comissão, que é guardiã dos tratados e não conseguiu impor na Europa as regras comuns".
Tenho ouvido de todo o lado fortes critícas a Angela Merkel , acusando-a ,como Barroso fez ,de graves responsabilidades no desenrolar desta crise. São opiniões destituidas de bom senso. Ela estava agir com prudência e os telefonemas ( dos EUA e de França) que a obrigaram a ceder talvez mostrem ( penso que já estão a mostrar) que em vez de resolver um intricado problema ainda o complicaram muito mais.
Que futuro para a Europa sem a companhia da Alemanha?
A verdade é que Angela Merkel era uma excelente colaboradora.
Será que tudo voltará a ser como dantes?
Não acredito e penso que Durão Barroso deve ter maior argúcia política.
O povo diz" quem está no convento é que sabe o que vai lá dentro".
E ela sabia o que se passava na sua casa.
Agora está sózinha!

1 comentário:
Então Durão Barroso não soube governar dezM e sabe governar milhões de almas? Mas também gostava que me dissessem porque foi escolhido pela Europa? Já Constâncio aqui não deu pelos erros dos BANQUEIROS cá e foi escolhido para a Europa? Aqui há qualquer coisa que não bate certo, que eu não entendo e gostava que me explicassem. Eu queria vê-lo a governar a Alemanha? No fim o povo é que tem razão,(casa onde não há pão,todos ralham e ningém tem razão).Agora a pergunta, porque não hà pão?
Enviar um comentário